Transposição didática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: o lugar dos saberes disciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p172

Palavras-chave:

Formação de professores de Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho aborda contextos de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, em eventos de transposição didática de saberes disciplinares para o ensino dessa língua, particularmente os gramaticais. Para tanto, serão apresentadas situações de interação entre a professora-formadora e seus alunos-professores em momentos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado III, de um Curso de Letras oferecido por uma universidade pública do Paraná. Essas situações, registradas em diário reflexivo da professora-formadora, envolvem atividades de microensino, elaboração de planos de aulas, aulas ministradas pelos alunos-professores no estágio e conversas reflexivas entre eles e a professora-formadora após essas aulas. Ao analisar os dados, fundamentada em DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004), CHEVALLARD (2005), SAVIANI (1991), SHULMAN (1986, 1987), TARDIF (2002), entre outros, as autoras constataram que os alunos-professores apresentam conceitos equivocados sobre conteúdos gramaticais básicos de Língua Portuguesa e que, às vezes, até desconhecem alguns conteúdos. Isso acarretou angústias na professora-formadora, por temer que seus alunos-professores ensinassem erroneamente os conteúdos, e nos alunos-professores, que se mostraram inseguros ao planejar e ao ministrar aulas sem o devido conhecimento. Essa conjuntura evidencia problemas na formação inicial do professor de Língua Portuguesa, os quais, consequentemente, trarão dificuldades para esse profissional no exercício de seu ofício. Ante o exposto, este trabalho defende que se reveja o lugar que os saberes disciplinares devem ocupar no processo formativo do professor de Língua Portuguesa. É claro que esses saberes não bastam para perfazer a identidade desse profissional, porém eles são fundamentais para a realização de um ensino de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Fatima Peres, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Eliana Alves Greco, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MAZZEU, F. J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, Apr. 1998.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és. In: FAZENDA, I. (org.) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 12 ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 29-41.

PENIN, S. T. S. O ensino como “acontecimento”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 14-23, 1996.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n 2, p. 4-14, Feb. 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n 1, p. 1-22, Feb. 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

PERES, Aparecida Fatima; GRECO, Eliana Alves. Transposição didática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: o lugar dos saberes disciplinares. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 172–189, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p172. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16514. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)