O gênero discursivo/textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma proposta de inovação orientada pelos documentos oficiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n2p92

Palabras clave:

Gênero discursivo/textual, Inovação, Livros didáticos

Resumen

Novas teorias na área das ciências linguísticas, há décadas, passaram a ser vetores de inovação no ensino de língua portuguesa e consequentemente deram respaldo a reformas curriculares. Reformas que polarizam o ensino tradicional como velho e ultrapassado e o ensino pautado sobre os estudos linguísticos como novo, inovador. Um exemplo dessa polarização são Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), que orientam as práticas pedagógicas dos professores e a elaboração dos livros didáticos. Nesse sentido, PCNs e Guia do Livro Didático, material que divulga os livros aprovados pelo PNLD, são os objetos de análise da pesquisa. Nos PCN, focaliza-se a abordagem a teoria dos gêneros discursivos/textuais, a qual passa a provocar a necessidade de uma inovação no eixo condutor da proposta de ensino da língua portuguesa pelos livros didáticos. No Guia, atenta-se à apresentação das obras aprovadas pelo PNLD. Os resultados apontam para o fato de que os livros para o próximo triênio, 2011-2013 estão bem mais conciliadores as orientações dos PCN no que se refere ao trabalho com os gêneros textuais. Porém, o principal é modo que a conciliação está acontecendo, o novo em um entrelaçar com o velho, sem radicalismos que possam ferir a cultura institucionalizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho.

Sérgio Vale da Paixão, Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti - FEATI

Mestrando em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).. Professor da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI)

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAZERMANN, Charles; DIONISIO, Ângela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e adaptação de Judith Chambliss Hoffnagel. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL.Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitor Interditado. In: MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete Ribas (Org.). Leituras do professor. Campinas-SP: Mercado das Letras: ALB, 1998, p. 61-78.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2003.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução e organização Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Matencio et.al. Campinas, SP: Mercado das letras, 2006.

BUNZEN, Clecio. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. Revista Estudos Linguísticos XXXXIV, São Paulo, p. 557-562, 2001.

DINIZ, Júlio Emílio Pereira. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DORNELLES, Clara. A demanda por inovação no curso de Letras em espaço acadêmico periférico. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA, 1., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. p. 410-424.

KLEIMAN, Angela. O estatuto disciplinar da Linguística Aplicada: o traçado de um percurso, um rumo para o debate. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI. Marilda. (org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado das Letras, 1998, p. 51-77.

MACHADO, Anna Raquel (et al). Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. In: MACHADO, Anna Raquel (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 15-29.

MACHADO, Anna Raquel; BRONCKART, Jean-Paul. (Re)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTERLAEL. In: MACHADO, Anna Raquel (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 31-78.

MENEZES, Vera Lúcia Oliveira e Paiva de; SILVA, Marina Morena dos Santos e; GOMES, Iran Felipe Alvarenga. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.

MOLINA, Olga. Quem engana quem: professor x livro didático. Campinas, SP: Papirus, 1987.

NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Editora Claraluz, 2009.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J.L.; BONINI, Adair; MOTTA-RORH, Désirée (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 152-183.

SAVIOLI, Francisco Roberto. Livro didático: liberdade ou opressão? In: GREGORIN, Maria do Rosário Valencise; LEONEL, Maria Célia de Moraes (org.). O que quer o que pode esta língua? Brasil/Portugual: o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas. Araraquara, SP: Curso de pós-graduação em Letras, FCL-UNESP-Ar, 1997, p. 113-126.

SCHNEUWLY, Bernad. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 21-40.

SIGNORINI, Ines (org.). Significados da inovação no ensino da língua portuguesa e na formação de professores. Campinas-SP: Mercado das letras, 2007.

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Os objetivos de leitura no livro didático. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

Publicado

2011-02-10

Cómo citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; PAIXÃO, Sérgio Vale da. O gênero discursivo/textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma proposta de inovação orientada pelos documentos oficiais. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 2, p. 92–107, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n2p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/6719. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.