Desenvolvimento metalinguístico na leitura de narrativas: identificando informações centrais e auxiliares através da pista linguística 'cinese'
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p67-89Palabras clave:
Narrativa., Desenvolvimento metalinguístico; Figura e fundoResumen
Neste artigo, adotam-se como referencial teórico as concepções de metalinguagem, entendida como atividades de avaliação e monitoramento de processos cognitivos envolvidos nas práticas da linguagem (GERHARDT, 2017), e de planos discursivos da narrativa, entendidos como aqueles que contêm informações centrais – figura – e auxiliares – fundo (HOPPER; THOMPSON, 1980). Tem-se como objetivo geral apresentar uma intervenção pedagógica que busque potencializar o agenciamento dos alunos sobre o texto narrativo escrito. Especificamente, buscou-se desenvolver intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento metalinguístico no que tange ao monitoramento do processamento cognitivo na leitura de narrativas, de modo a ampliar o domínio dos alunos em relação à composição desse tipo textual. Para tanto, no material didático proposto, sistematizou-se o ensino de uma pista linguística oferecida pelas sentenças das narrativas, a cinese, relacionada à diferenciação entre verbos de ação e de não-ação. Pela manipulação dessa pista linguística, espera-se que os alunos controlem autonomamente a diferenciação entre informações centrais e auxiliares das narrativas. O material didático é apresentado junto a encaminhamentos aos professores ou sugestões de respostas nas questões e é seguido de discussão crítica acerca da intervenção proposta. Discutiu-se que o material proposto é uma maneira de contribuir com o potencial leitor dos alunos do tipo textual narrativo.
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