A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45Palabras clave:
Linguística Aplicada, Pesquisa Qualitativa, Entrevista semiestruturada.Resumen
O presente estudo tem como objetivo caracterizar e explorar as possibilidades da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa-interpretativa em Linguística Aplicada. Para tanto, são retomados os paradigmas e as técnicas de pesquisa mais associados às Ciências da Linguagem, sendo analisadas: (a) as etapas de execução da entrevista semiestruturada; e (b) o papel do investigador no que se refere à postura e ao conhecimento teórico-metodológico e dos objetivos da pesquisa. A base teórica adotada considera a revisão de literatura dos paradigmas de pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando a análise qualitativa-interpretativa e a entrevista semiestruturada como ferramenta de coleta de dados. Por este viés, são discutidas as vantagens e desvantagens da entrevista semiestruturada, bem como a influência de fatores internos e externos em seu processo. Os resultados evidenciam a efetividade da entrevista semiestruturada pelo realce da relação pesquisador-pesquisado, a qual permite maior flexibilidade na geração de dados por parte do entrevistado e na atuação do pesquisador de modo consciente ao longo do processo de pesquisa.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas. Papirus editora, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992 [1977], p.261-305.
CLARK, Vicki L. Plano; CRESWELL, John W. The mixed methods reader. Thousand Oaks. Sage, 2008.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 5th ed. London: Routledge, 2000.
CRESWELL, John W. et al. Qualitative research designs: Selection and implementation. The counseling psychologist, v. 35, n. 2, p. 236-264, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0011000006287390. Acesso em: 28 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0011000006287390
CRESWELL, John W. Mapping the developing landscape of mixed methods research. SAGE handbook of mixed methods in social & behavioral research, Thousand Oaks, Second Edition, p. 45-68, 2010. DOI: https://doi.org/10.4135/9781506335193.n2
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, v.1, p. 139-154, mar., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/PmPzwqMxQsvQwH5bkrhrDKm/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100005
LACERDA, Patrícia Fabiane do Amaral Cunha. O papel do método misto na análise de processos de mudança em uma abordagem construcional: reflexões e propostas. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. sp., p. 83-101, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5440/4032Acesso em: 28 mar. 2023.
MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, Bauru, v. 2, p. 10, 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
REIS, Simone. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n.1, p.101-118, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/gQTZNTb7XbSN9P7VXNkpSTG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982006000100007
ROCHA, Décio; DAHER, Maria Del C.; SANT’ANNA, Vera Lúcia de A. A Entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Polifonia, [S.l.] Cuiabá: UFMT. v. 8 n.8, 2004. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1132. Acesso em: 10 out. 2020.
SCHWANDT, Thomas A. Três posturas epistemológicas para investigação qualitativa: interpretativismo, hermenêutica e construcionismo social. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 193-217.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. O Positivismo. A Fenomenologia. O Marxismo. São Paulo: Ed. Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Entretextos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.