A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Pesquisa Qualitativa, Entrevista semiestruturada.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo caracterizar e explorar as possibilidades da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa-interpretativa em Linguística Aplicada. Para tanto, são retomados os paradigmas e as técnicas de pesquisa mais associados às Ciências da Linguagem, sendo analisadas: (a) as etapas de execução da entrevista semiestruturada; e (b) o papel do investigador no que se refere à postura e ao conhecimento teórico-metodológico e dos objetivos da pesquisa. A base teórica adotada considera a revisão de literatura dos paradigmas de pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando a análise qualitativa-interpretativa e a entrevista semiestruturada como ferramenta de coleta de dados. Por este viés, são discutidas as vantagens e desvantagens da entrevista semiestruturada, bem como a influência de fatores internos e externos em seu processo. Os resultados evidenciam a efetividade da entrevista semiestruturada pelo realce da relação pesquisador-pesquisado, a qual permite maior flexibilidade na geração de dados por parte do entrevistado e na atuação do pesquisador de modo consciente ao longo do processo de pesquisa. 

Biografía del autor/a

Elaine de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras Estrangeiras Modernas com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializada em Formação de Professores de Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É mestre em Estudos Linguísticos: Ensino-aprendizagem de Línguas pela UEM e atua como professora colaboradora na Unespar - Campus de Apucarana, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa I, II, III e IV no curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Inglês Instrumental no curso de Turismo, além de lecionar autonomamente Língua Inglesa e Alemã. É doutoranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Campus de Três Lagoas, na área de Estudos Linguísticos e inserida na linha de pesquisa em discurso, subjetividade e ensino de línguas.

Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ulisses Oliveira possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa ?Discurso, subjetividade e ensino de línguas?, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas ligadas ao projeto de pesquisa que coordena ("Novos discursos e linguagens: perspectivas sistêmico-funcionais na análise de multimodalidade, cultura e ideologia na mídia"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de coordenar a disciplina de Inglês na modalidade híbrida blended learning na Escola de Negócios e Hospitalidade. Durante esse período, Ulisses também lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com enfoque na em persuasão e ideologia, em pesquisas de interface entre literatura e linguística; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Citas

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

CASTRO, Elaine de; OLIVEIRA, Ulisses Tadeu Vaz de. A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 25–45, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46089. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Artículo para volumen atemático

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