La formación del profesorado de inglés en Pibid: un mapeo de estúdios
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p221Palabras clave:
Pibid-Inglés, Estudio de mapeo, Formación de profesores.Resumen
Centrándonos en el Programa de Becas de Iniciación a la Enseñanza Institucional (PIBID), el objetivo de este artículo es realizar una encuesta de estudios desarrollados entre 2014 y 2018, que abordan la formación de profesores de inglés en el contexto referido. En concreto, el trabajo tiene como objetivo comprender cuáles son los avances y brechas en el corpus de estudios seleccionados. Se utilizó el portal de disertaciones y tesis de Capes y Google Scholar. Además, se analizó la colección de El Kadriet al. (2018). Los 37 trabajos seleccionados fueron clasificados según su enfoque de investigación, metodología y
participantes de la investigación; más allá de los resultados obtenidos. Un enfoque de investigación más prevalente se evidenció en la formación inicial del profesorado, con la participación de estudiantes de pregrado. Se destacó la investigación cualitativa, con el uso de diferentes instrumentos para la recolección /generación de datos. Algunos resultados mostraron la resignificación de identidades y relaciones por parte de los pibidianos; otros presentaron a PIBID como un lugar para experimentar prácticas alternativas. Los puntos a
explorar son la formación continua del profesorado de los supervisores y coordinadores; seguimiento de los egresados y articulación de la pasantía con PIBID.
Descargas
Citas
ARAUJO, Paula Serralha. Crenças e experiências de professores no Pibid de língua inglesa: interação e ressignificação. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
BALADELI, Ana Paula D. Identity narratives of English teachers: the legacys of Pibid. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
BALADELI, Ana Paula D.; VON BORSTEL, Clarice Nadir; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 1, p. 207-227, jun.
2016.
BALADELI, Ana Paula Domingos. A tessitura das identidades profissionais de professores no contexto do PIBID – inglês. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 163-195.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital no 7. 2018. Disponível
em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/120318-edital-0631954-
edital-capes-07-2018-pibid-retificado-pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Desenvolvimento profissional de professores de inglês: a percepção de si e do outro. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 133-162.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Identidades profissionais docentes e relações sociais no Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 190-200. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
DENARDI, Didiê Ceni. Subprojeto PIBID: extensão universitária para a formação de professores de língua inglesa. Extramuros, Petrolina, v. 2, n. 2, p. 86-101, jul./dez.
2014. Disponível em:
http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/457/229. Acesso em: 6 jul. 2020.
EL KADRI, Michele Salles. Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do Pibid. Revista Edapeci, São Cristovão, v. 15, n. 1, p. 102-116, jan./abril 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3707. Acesso
em: 6 jul. 2020.
EL KADRI, Michele Salles. Understanding teacher identities in a local interpretation of PIBID: implementing {coteaching / cogenerative dialogue}. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 109-131.
EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018.
FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Resistência e mudança na práxis colaborativa do Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS -CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 417-428. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf.
Acesso em: 6 jul. 2020.
GAFFURI, P. PIBID – Inglês/UEL: ressignificando o espaço da formação inicial e contínua de professores. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 19-46.
GIMENEZ, Telma. Formação de professores de línguas no Brasil: avanços e desafios. In: SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Kleber Aparecido (org.). Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 41-54.
HIBARINO, Denise Akemi. Co-formação, conflitos e negociações no PIBID-INGLÊS UFPR. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 16-31, jun. 2015. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/37557/25493. Acesso em: 6 jul. 2020.
JORDÃO, C. M. Prefácio - mais um. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski. (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 7-11.
JUSTINA, O. D. O papel da supervisora de área na coformação por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): língua inglesa. 2016.176 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2016.
KAUST, Ana Maria; PAIZAN, Delfina Cristina. O impacto do Pibid na formação das competências dos futuros professores de língua inglesa. In: RIBEIRO, Dulcyene Maria; CONTERNO, Solange de Fátima Reis; MARTELLI, Andréa Cristina; STRIEDER, Dulce Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della (org.) Trajetórias de iniciação à docência no Pibid. Toledo: Indicto Editora, 2017. p. 129-139. Disponível em:
http://indicto.com.br/site/uploads/rar/722899fd90119a120b133076ce3c912b.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
LANFERDINI, Priscila Azevedo Fonseca; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Pibidianos confrontados com a própria prática: reflexões emergentes em uma sessão de autoconfrontação simples. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 75-107.
LOPES, Cristiane Rosa; SOUZA, Maria Izeldes Alves; CRUZ, Ana Clécia Dias; PEREIRA, Brenda Barbosa; QUEIROS, George Breno dos Santos; SILVA, Jullyane Prado Amaral; CARMO, Milton Cássio Andrade; JESUS, Vanessa Pereira. Proposta do Pibid Letras- Inglês da UEG de Campos Belos para o aprimoramento da formação de professores/as e da qualidade do ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 1., 2014, Pirenópolis. Anais [...] Pirenópolis: Universidade Estadual de Goiás, 2014. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9693. Acesso em: 6 jul. 2020.
MAIA, Angélica Araújo de Melo. Leituras do mundo da escola de professores de inglês em formação dentro de um projeto Pibid: desvendando complexidades e desenhando possibilidades de ação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 235-244. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
MATEUS, Elaine; FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Deliberação e formação crítico-colaborativa de professores/as. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 37-56. Disponível em:
https://openaccess.blucher.com.br/article-details/02-20650. Acesso em: 6 jul. 2020.
MOTTA, Ana Luiza Artiaga R.; SILVA, Valdir. Os efeitos do Pibid na formação de alunos da área da linguagem: uma reflexão amparada nas práticas de Estágio Supervisionado. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 145-159, 2014.
MULIK, Katia Bruginski. Diário de bordo on-line como ferramentas de reflexão: um estudo com os participantes do PIBID – Inglês da UFPR. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 47-74.
MULIK, Katia Bruginski. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
NERES, Fernanda Passos da Trindade Jorge. O PIBID como espaço para o desenvolvimento da autonomia de professores de língua inglesa em formação inicial. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; SILVA, Emanuele Cricia Oliveira. Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente. Revista Claraboia, Jacarezinho, v. 10, p. 183-206, jul./dez. 2018. Disponível em:
http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1400/pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
REICHMANN, Carla Lynn; MORAIS, Daniel Sousa. Um estudo sobre dizeres de licenciandos cotistas no Pibid: ‘três lanches, professora?’. The Especialist, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 1-19, jul. 2018. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/37168. Acesso em: 6 jul. 2020.
REIS, Mary Soares Almeida; SABOTA, Barbra. O uso da ferramenta Vodcast e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma contribuição dos professores em formação no Pibid. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO CCSEH, 1., 2015, Anápolis. Anais [...]. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2015.p. 1-5. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/article/view/6528. Acesso em: 7 jul. 2020.
REIS, Valdeni da Silva; PAULA, Guilherme Fonseca; GÓES, Lara do Nascimento; LIMA, Sueli Alves Oliveira. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino de língua inglesa: análise das expectativas e anseios de duas professoras e seus alunos ao receber o Pibid em sua sala de aula. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014a. p. 282 - 289. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
REIS, Valdeni da Silva; ROCHA, Ana Maria Santos; ÁVILA, Isabel Cristina Otone; ARAÙJO, Julien Valéry Melo; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; PAULA, Guilherme Fonseca; PEREIRA, Iza Carla; GOÉS, Lara do Nascimento. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino da língua inglesa: a implementação do Pibid em duas escolas do vale do Jequitinhonha. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014b. p. 272 - 281. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROCHA, Ana Maria Santos; PEREIRA, Iza Carla; REIS, Marina Lopes Rocha; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; DIAS, Suely Aparecida; REIS, VALDENI DA Silva. A formação inicial do graduando em Letras a partir de sua atuação no Pibid: deslocamentos identitários, representações e o outro lado da moeda. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 9-17.
Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROCHA, Nildicéia Aparecida. Projeto pontes PIBID letras: ações e reflexões sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1074-1084 Disponível em:
http://hdl.handle.net/11449/141719. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROMERO, Tania Regina S. Pibid: prós, contras e (e)feitos. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 57-76. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-20651. Acesso em: 6 jul. 2020.
RORRATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira. O ensino colaborativo e a prática do PIBID. Intercâmbio: revista do programa de estudos pós-graduados em linguística aplicada e estudos da linguagem, São Paulo, v. 29, p. 169-185, out. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/20965. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. O trabalho de licenciandos em alemão e inglês no Pibid: a construção da prática docente a partir das crenças de alunos do ensino médio sobre língua e cultura estrangeira. Revista
Horizontes da Linguística Aplicada, Brasília, v. 13, n. 1, p. 159-179, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125207. Acesso em: 6 jul. 2020.
SILVA, Themis Rondão da Costa. Um olhar situado sobre a ecologia de saberes no PIBID: multiletramento e formação de professores de língua inglesa. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Construção colaborativa de um plano de aula de inglês em um contexto do Pibid: um olhar a partir da perspectiva sociocultural. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 3, p. 641-661, set./dez. 2014. Disponível
em:https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4258/2825. Acesso em: 7 jul. 2020.
TREVISOL, Juliane Regina; LIMA, Regivania Almeida. Pibid inglês: uma experiência significativa de formação continuada. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1.
fev. 2014. Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-
breves/issue/view/1. Acesso em: 6 jul. 2020.
TREVISOL, Juliane Regina; SANTOS, Gisele Moreira; ALVES, Jailda Passos. Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês: uma experiência do Pibid para a formação docente. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1, fev. 2014.
Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-breves/article/view/15/21. Acesso em: 6 jul. 2020.
ZANELLA, Daniela Aparecida Vendramini; CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti. A produção de significados na atividade de formação do Pibid/Uniso de língua inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n.1, p. 113-130, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.