Você tem fome de quê? o processo de ensino e aprendizagem de espanhol (E/LE) como língua estrangeira por meio da Cultura

Autores/as

  • Natália Araújo de Fonseca Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Denise de Andrade Santos Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p49

Palabras clave:

Língua espanhola, Cultura, Interdisciplinaridade

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da Cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio do diálogo entre as múltiplas linguagens, tais como literatura, música e pintura, uma vez que língua e cultura são indissociáveis (HYMES, 1972; DALPIAN, 1996; BROWN, 1994; DURÃO, 1999, 2002a, 2002b; FIORIN, 2005; DOURADO; POSHAR, 2010). Para isto, é proposto um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Artes e Língua Espanhola, permeado por um projeto didático-pedagógico a ser desenvolvido com o objetivo de fazer o aprendiz se tornar um cidadão reflexivo não apenas sobre os bens culturais da LE, mas também sobre a cultura da sua língua materna (LM).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Araújo de Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Denise de Andrade Santos Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.

BENITO, Ana Belén García. La competencia intercultural y el papel del profesor de lenguas extranjeras. 2012. Disponível em:. Acesso em: 7 abr. 2014.

BROWN, Douglas H. Principles of language learning and teaching. 4. ed. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.

CALLEGARI, Marília Vasques; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Estratégias motivacionais para aulas de língua estrangeira. São Paulo: Ed. Nacional, 2010.

DALPIAN, Laurindo. A língua e o acesso à cultura. Signos, Lajeado, Ano 17, n. 22, p. 49-54, 1996.

DOURADO, Maura Regina; POSHAR, Heliane Andrade. A Cultura na educação linguística no mundo globalizado. In: SANTOS, Percília; ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. São Paulo: Pontes, 2010. p. 33-52.

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. A importância da explicitação de matizes culturais particulares no ensino de língua estrangeira. Signum, Estudos da Linguagem, Londrina, v.2, p.139-154, 1999.

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. É preciso conhecer hábitos culturais para falar bem uma língua estrangeira?. Folha Nossa, Rolândia, 25 jul. 2002a. p. 6.

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. Língua e cultura: uma relação em espelho. Folha Nossa, Rolândia, ago. 2002b. p.6.

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; FERREIRA, Cláudia Cristina; PÉREZ, Pedro Benítez. ¿Por qué trabajar con la competencia sociocultural en la clase de E/LE? In: CONGRESO INTERNACIONAL DE ÁSELE, 7., 2006, Logroño. Anais… Cáceres: Instituto Cervantes, 2006.

FERREIRA, Cláudia Cristina; SANCHES, Geane Maria Marques Branco. La comunicación no verbal y el proceso de enseñanza/aprendizaje de español como lengua extranjera. In: SIMPOSIO DE DIDÁCTICA DE ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2005.

FIORIN, José Luiz. Há vínculos necessários entre língua. Pensamento e cultura? In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Susana (Org.). Conversas com linguístas: virtudes e controversias da lingüística. São Paulo: Parábola, 2005. p. 72-76.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HYMES,Dell. On communicative Competence. In: PRIDE, J.B.; HOLMES, J. (Org.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin, 1972. p. 269-285.

KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

Publicado

2016-11-25

Cómo citar

FONSECA, Natália Araújo de; OLIVEIRA, Denise de Andrade Santos. Você tem fome de quê? o processo de ensino e aprendizagem de espanhol (E/LE) como língua estrangeira por meio da Cultura. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 49–65, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p49. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17992. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.