Você tem fome de quê? o processo de ensino e aprendizagem de espanhol (E/LE) como língua estrangeira por meio da Cultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p49Palabras clave:
Língua espanhola, Cultura, InterdisciplinaridadeResumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da Cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio do diálogo entre as múltiplas linguagens, tais como literatura, música e pintura, uma vez que língua e cultura são indissociáveis (HYMES, 1972; DALPIAN, 1996; BROWN, 1994; DURÃO, 1999, 2002a, 2002b; FIORIN, 2005; DOURADO; POSHAR, 2010). Para isto, é proposto um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Artes e Língua Espanhola, permeado por um projeto didático-pedagógico a ser desenvolvido com o objetivo de fazer o aprendiz se tornar um cidadão reflexivo não apenas sobre os bens culturais da LE, mas também sobre a cultura da sua língua materna (LM).Descargas
Citas
BENITO, Ana Belén García. La competencia intercultural y el papel del profesor de lenguas extranjeras. 2012. Disponível em:. Acesso em: 7 abr. 2014.
BROWN, Douglas H. Principles of language learning and teaching. 4. ed. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.
BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.
CALLEGARI, Marília Vasques; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Estratégias motivacionais para aulas de língua estrangeira. São Paulo: Ed. Nacional, 2010.
DALPIAN, Laurindo. A língua e o acesso à cultura. Signos, Lajeado, Ano 17, n. 22, p. 49-54, 1996.
DOURADO, Maura Regina; POSHAR, Heliane Andrade. A Cultura na educação linguística no mundo globalizado. In: SANTOS, Percília; ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. São Paulo: Pontes, 2010. p. 33-52.
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. A importância da explicitação de matizes culturais particulares no ensino de língua estrangeira. Signum, Estudos da Linguagem, Londrina, v.2, p.139-154, 1999.
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. É preciso conhecer hábitos culturais para falar bem uma língua estrangeira?. Folha Nossa, Rolândia, 25 jul. 2002a. p. 6.
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. Língua e cultura: uma relação em espelho. Folha Nossa, Rolândia, ago. 2002b. p.6.
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; FERREIRA, Cláudia Cristina; PÉREZ, Pedro Benítez. ¿Por qué trabajar con la competencia sociocultural en la clase de E/LE? In: CONGRESO INTERNACIONAL DE ÁSELE, 7., 2006, Logroño. Anais… Cáceres: Instituto Cervantes, 2006.
FERREIRA, Cláudia Cristina; SANCHES, Geane Maria Marques Branco. La comunicación no verbal y el proceso de enseñanza/aprendizaje de español como lengua extranjera. In: SIMPOSIO DE DIDÁCTICA DE ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2005.
FIORIN, José Luiz. Há vínculos necessários entre língua. Pensamento e cultura? In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Susana (Org.). Conversas com linguístas: virtudes e controversias da lingüística. São Paulo: Parábola, 2005. p. 72-76.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HYMES,Dell. On communicative Competence. In: PRIDE, J.B.; HOLMES, J. (Org.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin, 1972. p. 269-285.
KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.