Uma mesma diferente imagem: que objeto é esse?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p266Palabras clave:
Discurso, Imagem, LeituraResumen
A partir de uma foto da agência Reuters a respeito do bombardeio aliado à Líbia, e da maciça reprodução dessa foto nas capas de jornais de vários países do mundo, este artigo visa a refletir acerca do estatuto da imagem na Análise de Discurso de linha francesa. Para isso, vale-se das pistas do excesso e do estranhamento, com as quais o analista pode, na construção do seu arquivo, restaurar o que Pêcheux (1982) definia como o espaço polêmico das diferentes maneiras de ler (ver). Nesse trabalho analítico, pensamos estar convocado o lugar não apenas do sujeito histórico de um discurso, mas também o lugar do próprio analista.Descargas
Citas
ERNST-PEREIRA, Aracy. A falta, o excesso e o estranhamento. Seminário de Estudos em Análise do Discurso. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.discurso.ufrgs.br/anaisdosead/4SEAD/SIMPOSIOS/AracyErnstPere. Acesso em: 12 jun. 2012.
FONSECA, Rodrigo. Imagens do compromisso e da realização: que discurso é esse. Anais Celsul, 2008. Disponível em: Acesso em: http://www.celsul.org.br/Encontros/08/imagens_do_compromisso.pdf. 12 jun. 2012.
MARIANI, Bethania. Sobre um percurso de análise do discurso jornalístico: a Revolução de 30. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina L. (org.) Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 1999, p 102-121.
NATALI, João Batista. Jornalismo Internacional. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e texto: Formulação e circulação dos sentidos. 2.ed. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni Pulcinelli. Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1982.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. de Eni P. Orlandi (et al.). 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Trad. de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
RAMONET, I. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2007.
REUTERS. Lybia goran and the foto that went around the world. Disponível em: http://blogs.reuters.com/photo/2011/03/23/libya-goran-and-the-photo-that-went-around-the-world/. Acesso em: 26 out. 2011.
SERRANI, Silvana. A linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas, SP: ed. da Unicamp, 1993.
QUEVEDO, Marchiori Quadrado de. Do gesto de reparar a(à) gestão dos sentidos: um exercício de análise da imagem com base na Análise de Discurso. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.