Uma análise crítica sobre a questão de estruturação familiar representada em um artigo da revista Crescer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p273

Palabras clave:

Estruturação da família, Parentalidade, Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional, Leitura.

Resumen

Este trabalho examina a construção de sentidos de um artigo publicado na revista Crescer, uma publicação voltada para mães e pais com filhos de 0 a 8 anos de idade. O artigo propõe uma análise dos elementos textuais e discursivos baseados em Fairclough (2003), Christie e Unsworth (2000) e Heberle (2004) da linha de Análise Crítica do Discurso, e Davies (1995) dos estudos de Leitura. A análise parte do conceito de cadeias de gêneros constituída por revista, artigo, entrevista, diálogo e desenvolve a análise do discurso considerando as três dimensões do discurso: Campo, Relações e Modo (HALLIDAY, 1994). A forma como o artigo da revista é visto dentro de uma cadeia de gêneros parece resultar em um texto final que afeta positivamente a receptividade do texto pelo leitor. Por outro lado, a análise das dimensões contextuais do discurso mostra que a ideia central do texto, a divisão de tarefas por casais modernos, não é tratado levando em conta a sua complexidade, resultando em uma análise simplista do tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andreana Marchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudia Marchese Winfield, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Inglês e Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Citas

BURNS, Anne. Analysing spoken discourse: implications for TESOL. In: BURNS, A.; COFFIN, C. (Ed.). Analysing English in a global context: a reader. London: Routledge, 2001. p. 123- 147.

CHRISTIE, Frances; UNSWORTH, Len. Developing socially responsible language research. In: UNSWORTH, L. (Ed.). Researching language in schools and communities. Functional linguistic perspectives. London: Cassell, 2000. p. 1-26

DAVIES, Florence. Introducing reading. London: Penguin Books, 1995.

EGGINS, Suzanne. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum International Publishing Group, 2004.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003.

HALLIDAY, Michael Aleksander Kirkwood. Introduction to Functional Grammar. 2 nd ed. London: Edward Arnold, 1994.

HEBERLE, Viviane Maria. Revistas para mulheres no século 21: ainda uma prática discursiva de consolidação ou de renovação de idéias? Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 85-112, 2004

LÉVI-STRAUSS, Claude. The Family. In: SHAPIRO, Harry. (ed.) Man, culture and society. Oxford: Oxford University Press, 1956.

ROSE, Marlene. Family Poem. Poetic Creations by Marlene Rose, 2013. Disponível em: http://www.poetic-creations.com/store/poems-inspirational.asp?cat=14. Acesso em 4 fev. 2013.

SOTO, Sergio Reuben. Family Evolution and Contemporary Social Transformations. Journal of Comparative Family Studies, v. 37, n. 4, 2005.

VACHON, Marc & Amy. Quem faz o que na sua casa? São Paulo: Ed. Globo: nov. 2010. Entrevista concedida a Thais Lazzeri.

Descargas

Publicado

2013-09-17

Cómo citar

MARCHI, Andreana; MARCHESE WINFIELD, Claudia. Uma análise crítica sobre a questão de estruturação familiar representada em um artigo da revista Crescer. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 273–290, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p273. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14242. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos