A construção do outro nas redes sociais: uma análise semiolinguística de comunidades do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p133Palabras clave:
Análise do discurso, Semiolinguística, EncenaçãoResumen
O presente trabalho tem como objetivo examinar o modo de construção da imagem do outro nas tramas da internet, a partir do exame da encenação discursiva produzida em textos extraídos de duas comunidades da rede social Facebook, relacionadas ao tema “religião”: a comunidade Igreja Apocalíptica do Oitavo Dia e a comunidade ATEA. Sob o quadro teórico-metodológico da Semiolinguística do discurso, o trabalho focalizará os procedimentos e estratégias empregados nos textos para a produção de determinados efeitos de sentido, considerando o contrato comunicativo firmado entre os interlocutores.
Descargas
Citas
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009a.
CHARAUDEAU, Patrick.Linguagem e discurso: modos de organização. Coord. Trad. Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2009b.
IGREJA APOCALÍPTICA DO OITAVO DIA. Disponível em: https://www.facebook.com/IgrejaApocaliptica. Acesso em: 12 abr. 2012.
MAINGUENEAU, Dominique. Cena de enunciação. In: CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução de Fabiana Komesu. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 95-97.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 69-92.
MAINGUENEAU, Dominique. A noção de ethos discursivo. In: MOTTA et al. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008c. p. 11-29.
VALENTE, André Crim. Descrição e Ensino do Português: sentidos da língua e do discurso na linguagem midiática. In: FÓRUM DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010, p. 168-177.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.