Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132

Keywords:

capacidades de linguagem, língua inglesa, gênero de texto plano de aula

Abstract

This qualitative article aims to highlight and discuss the language skills mobilized by a teacher – focal participant of this study – in the teaching of the genre of text class plan, in an initial training class of English language teachers who were preparing to experience the supervised internship in Elementary School II. For this purpose, this study contemplates the bibliographic review of scholars of Sociodiscursive Interacionism, such as Schneuwly e Dolz (1999), Bronckart (2008) and Cristóvão & Stutz (2011), as well as the studies of Motta-Roth (2011) among others, in addition to the transcription of recorded lectures that form the corpus of the research, on order to contrast aspects of teaching theory and practice. In relation to the results, from the analysis of the recorded class and the detailing of the language skills, it was verified that all the language skills were mobilized by the teacher in the work with the genre of text class plan, and at different times of the class.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Aparecida da Rosa Pires, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023); bolsista CAPES; Graduada em Letras Português-Inglês pela UTFPR (2021).

Milena Ruaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023); bolsista CAPES; Graduada em Letras Português-Inglês pela UTFPR (2021); Realizou Projeto de Extensão “Português como Língua Adicional: Desenvolvimento da Expressão verbal e escrita” (2018-2019). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica “Políticas Linguísticas e Institucionalização do Ensino Superior” (2019-2020).

 

Didiê Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora titular aposentada da área de Letras-Inglês, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, como professora voluntária e extensionista.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRONCKART, Jean Pauel. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. A. R. Machado e M. L. M. Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

CEREJA, William. Significação e tema. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 201-220.

COLET, Andreia Roberta Rossi. A prática pedagógica de uma professora com cartuns no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Educação e Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017, 223 f. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3034/1/PB_PPGL_M_Colet%2c%20Andreia%20Roberta%20Rossi_2017.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Procedimentos de análise e interpretação em textos de avaliação. In: GUIMARÃES, A.; MACHADO, A.; COUTINHO, A. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 257-272.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como LI e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAÚJO, Júlio Cesar.; NICOLAIDES, Christine Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido da. Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. São Paulo: Pontes, 2011. p. 18-39.

DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste; BRONCKART, Jean Paul. L‘acquisition des discours: emergence de une competence ou apprentissage de capacities langagières? ÈLA – Études Linguistiques de Appliquée, Paris, n. 92, p. 23-37, 1993.

LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-32.

MOTTA-ROTH, Désirée. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 153-173.

Perry, Katy. Firework. [S. l.]: Official Music Video, 2010. 1 vídeo (3:53). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QGJuMBdaqIw. Acesso em: 16 jan. 2023.

REIS, Simone. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Londrina, v. 6, n. 1, 2006. p. 101-118. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982006000100007

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 11, p. 5-16, 1999.

STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178953. Acesso em: 12 jan. 2023

Published

2023-12-31

How to Cite

DA ROSA PIRES, Bruna Aparecida; RUARO, Milena; CENI DENARDI, Didiê Ana. Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 113–132, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48144. Acesso em: 24 nov. 2024.