Mídia e religião: reflexões foucaultianas sobre constituição de saberes e/ou verdades no portar dos corpos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p48

Palavras-chave:

Mídia, Religião, Verdade, Corpo, Foucault

Resumo

O texto em tela constitui-se um breve diálogo com a obra do filósofo Michael Foucault. O interesse maior é explorar o potencial analítico de alguns conceitos do método arquegenealógico proposto por Foucault. Portanto, este trabalho fundamenta-se na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, a qual busca em Foucault, principalmente em seus estudos sobre a relação saberpoder, evidenciar que são as formações discursivas que determinam o sentido dos discursos, sendo essa noção de fundamental importância para se entender a AD foucaultiana. Particularmente, vamos nos ater à discussão proposta por Foucault a respeito da constituição das verdades. Nesse sentido, apresentamos, a partir do método proposto por Foucault, uma série enunciativa sobre mídia e religião, contendo enunciados retirados de diferentes veículos de comunicação. O intuito é verificar as relações entre os elementos dessas séries e o modo como os sentidos são produzidos e/ou construídos em torno desses acontecimentos discursivos, os quais envolvem mídia, religião e constituição de saberes e/ou verdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora  da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Referências

A BÍBLIA SAGRADA. Trad. DE João Ferreira de Almeida. 2.ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 13.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro. A propósito do conceito de formação discursiva em Michel Foucault e Michel Pêcheux. II SEAD - SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2, 2005, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: o SEAD, 2005, p. 1-8

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Michel Foucault: o discurso nas tramas da História. In: FERNANDES, C; SANTOS, J. B. C. (Org.) Análise do discurso: unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004, p. 19-42.

NAVARRO, Pedro. Discurso, história e memória: contribuições de Michel Foucault ao estudo da mídia. In: TASSO, I. (Org.). Estudos do texto e do discurso: interfaces entre língua(gens), identidade e memória. São Carlos: Claraluz, 2008.

NAVARRO, Pedro. O texto como objeto de análise discursiva: questões de sentido, memória e autoria. In: ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009, p. 124-136.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

VALÉRIO, Mairon Escorsi. Foucault pensando a religião. Mneme: Revista Virtual de Humanidades, n. 10, v. 5, abr./jun.2004. Disponível em: http://www.seol.com.br/mneme . Acesso em 05/10/2009.

Downloads

Publicado

01-11-2012

Como Citar

DUARTE, Patrícia Cristina de Oliveira. Mídia e religião: reflexões foucaultianas sobre constituição de saberes e/ou verdades no portar dos corpos. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 48–65, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8715. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos