Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da fotografia e do haicai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p28

Palavras-chave:

Marshall Mcluhan, Roland Barthes, Fotografia, Haicai.

Resumo

Buscaremos convergir as reflexões estabelecidas por Marshall Mcluhan e Roland Barthes, teóricos da fotografia e da arte oriental. Trata-se de fornecer subsídios para um entendimento do punctum – definido por Barthes como algo que vem do quadro da foto interpelar seu contemplador – à luz das reflexões barthesianas sobre a poesia, notadamente o haicai japonês, uma das obsessões desse semiólogo, a partir do paradigma de classificação mcluhiano, que considera que os meios de comunicação e as artes podem ser tomados como meios quentes e meios frios.

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Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PEPGCOS/PUC/SP.

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Publicado

05-12-2011

Como Citar

FONTANARI, Rodrigo. Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da fotografia e do haicai. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 28–45, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p28. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8455. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos