O gênero discursivo/textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma proposta de inovação orientada pelos documentos oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n2p92

Palavras-chave:

Gênero discursivo/textual, Inovação, Livros didáticos

Resumo

Novas teorias na área das ciências linguísticas, há décadas, passaram a ser vetores de inovação no ensino de língua portuguesa e consequentemente deram respaldo a reformas curriculares. Reformas que polarizam o ensino tradicional como velho e ultrapassado e o ensino pautado sobre os estudos linguísticos como novo, inovador. Um exemplo dessa polarização são Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), que orientam as práticas pedagógicas dos professores e a elaboração dos livros didáticos. Nesse sentido, PCNs e Guia do Livro Didático, material que divulga os livros aprovados pelo PNLD, são os objetos de análise da pesquisa. Nos PCN, focaliza-se a abordagem a teoria dos gêneros discursivos/textuais, a qual passa a provocar a necessidade de uma inovação no eixo condutor da proposta de ensino da língua portuguesa pelos livros didáticos. No Guia, atenta-se à apresentação das obras aprovadas pelo PNLD. Os resultados apontam para o fato de que os livros para o próximo triênio, 2011-2013 estão bem mais conciliadores as orientações dos PCN no que se refere ao trabalho com os gêneros textuais. Porém, o principal é modo que a conciliação está acontecendo, o novo em um entrelaçar com o velho, sem radicalismos que possam ferir a cultura institucionalizada.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho.

Sérgio Vale da Paixão, Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti - FEATI

Mestrando em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).. Professor da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI)

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Publicado

10-02-2011

Como Citar

STRIQUER, M. dos S. D.; PAIXÃO, S. V. da. O gênero discursivo/textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma proposta de inovação orientada pelos documentos oficiais. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 2, p. 92–107, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n2p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/6719. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos