Retratos da leitura literária de docentes de Literatura em Goiás e na Galícia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p359-379

Palavras-chave:

leitura literária, docentes, ensino médio

Resumo

Este trabalho, no campo da Didática da Literatura, aborda o processo de formação do leitor literário no âmbito escolar em Goiás (Brasil) e na Galícia (Espanha), com foco no corpo docente. Os objetivos são apresentar e discutir resultados referentes à descrição e à análise do comportamento leitor do professorado de Literatura das escolas federais situadas em Goiás e de Institutos de Educação Secundária (IES) da Galícia, bem como refletir sobre a relevância do professor-leitor na formação do aluno-leitor. Trata-se de uma investigação de enfoque misto, predominantemente descritiva, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário on-line a docentes de Literatura nesse contexto, fundamentada na perspectiva dialógica da literatura, a partir de referências interdisciplinares, como Bakhtin (2003), Ballester (2015), Cosson (2014a, 2014b, 2020), Colomer (1991, 2005) e Dalvi (2013, 2018). Os resultados revelam que os participantes da pesquisa são leitores de literatura, com clara preferência pelo livro impresso e que selecionam suas leituras literárias, principalmente, em razão de suas predileções pessoais e do seu conhecimento literário, vinculando tais escolhas ao pragmatismo da adoção da obra em sala de aula.

Biografia do Autor

Dalva Ramos de Resende Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2023), mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016), especialista em Psicopedagogia (2005), licenciada em Letras-Português (2000) e Letras-Espanhol (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência como professora na Pós-Graduação, no Ensino Superior e em todos os segmentos da Educação Básica. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, letramento literário e leitura e produção escrita.

María López Sández, Universidad de Santiago de Compostela

Graduada em Filologia e  Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) - Espanha. Professora da área de Didáticas da Língua e da Literatura do Departamento de Didáticas Aplicadas da Faculdade de Ciências da Educação da USC. Acadêmica de número da Real Academia Galega

Victor Fernando de Matos, Instituto Federal de Goiás

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra. Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor  efetivo de disciplinas na área da Matemática nos cursos Técnicos de nível médio, Engenharias e Pós-Graduação no Instituto Federal de Goiás  (IFG-Câmpus Itumbiara) e doutorando em Educação pela UFU.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

RAMOS DE RESENDE MATOS, Dalva; LÓPEZ SÁNDEZ, María; DE MATOS, Victor Fernando. Retratos da leitura literária de docentes de Literatura em Goiás e na Galícia. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 359–379, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p359-379. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50444. Acesso em: 2 jul. 2024.

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Artigos

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