Letramento acadêmico de alunos surdos em Linguística Sistêmico-Funcional por meio do Sutton-SignWriting
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Escrita Sutton-SignWriting, Letramento SurdoResumo
A Linguística Sistêmico-Funcional, nos últimos anos, tem desempenhado um papel relevante nos Estudos Surdos, oferecendo não apenas um arcabouço teórico robusto, mas também uma compreensão contextual precisa para a relação entre língua, linguagem, cultura e identidade surdas. Assim, este artigo tem o objetivo de transcrever alguns conceitos do aparato teórico-analítico da Linguística Sistêmico-Funcional para o sistema de escrita Sutton-SignWriting a fim de contribuir com a promoção do letramento acadêmico da comunidade surda nas diferentes áreas dos estudos da linguagem. Adotamos como abordagem metodológica os seguintes passos: seleção dos conceitos prioritários da Linguística Sistêmico-Funcional; escritura dos conceitos selecionados para SingWriting; reflexão acerca da importância desses conceitos para a formação e o letramento da comunidade surda. Por fim, o texto reafirma seu cunho reflexivo sobre a importância do letramento acadêmico para a comunidade surda, considerando o acesso aos conhecimentos trabalhados no artigo indispensáveis à sua formação acadêmica na área de Letras tanto na graduação quanto na pós-graduação.
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