Letramento acadêmico de alunos surdos em Linguística Sistêmico-Funcional por meio do Sutton-SignWriting

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Escrita Sutton-SignWriting, Letramento Surdo

Resumo

A Linguística Sistêmico-Funcional, nos últimos anos, tem desempenhado um papel relevante nos Estudos Surdos, oferecendo não apenas um arcabouço teórico robusto, mas também uma compreensão contextual precisa para a relação entre língua, linguagem, cultura e identidade surdas. Assim, este artigo tem o objetivo de transcrever alguns conceitos do aparato teórico-analítico da Linguística Sistêmico-Funcional para o sistema de escrita Sutton-SignWriting a fim de contribuir com a promoção do letramento acadêmico da comunidade surda nas diferentes áreas dos estudos da linguagem. Adotamos como abordagem metodológica os seguintes passos: seleção dos conceitos prioritários da Linguística Sistêmico-Funcional; escritura dos conceitos selecionados para SingWriting; reflexão acerca da importância desses conceitos para a formação e o letramento da comunidade surda. Por fim, o texto reafirma seu cunho reflexivo sobre a importância do letramento acadêmico para a comunidade surda, considerando o acesso aos conhecimentos trabalhados no artigo indispensáveis à sua formação acadêmica na área de Letras tanto na graduação quanto na pós-graduação.

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Biografia do Autor

Leoni Ramos Souza Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutorando em Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Letras, UNIR, Especialista em Libras e Educação Especial. Licenciado em Letras Libras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); membro do Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL), do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Direito Público (CEPAD), ambos da UNIR, do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos (NUPESD), da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE) e do Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino (GELINE) da UFS. Desenvolve pesquisas envolvendo letramento visual e crítico por meio da Escrita da Língua de Sinais, Signwriting, numa perspectiva decolonial, alem de desenvolver também pesquisas em relação ao mapeamento de Línguas de Sinais das Terras Indígenas (LSTI) e pesquisas voltadas para Análise Crítica do Discurso, sob à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal do Ceará

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutor em Letras pelo PPGL-UFS. Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UFRN.

Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente, Professor Adjunto-C do Departamento de Letras Libras (DELI) no Curso de Graduação em Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI), do Grupo de Pesquisa em Línguas Adicionais, Libras e suas Literaturas (LALLI) e do Núcleo de Estudos em Farmácia Social (NEFarmS) vinculado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Atuou como coordenador adjunto do Laboratório Multimídia de Produção e Práticas Bilíngues (LABIL) da UFS e coordenador da disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD do Cesad/UAB-UFS. Possui experiência nas áreas de Ciências do Léxico aplicada à Libras, Educação Científica Inclusiva, AEE na deficiência sensorial I, escrita de sinais por meio do sistema Sutton-SignWriting (Libras-SW), Línguas Indígenas de Sinais (LIS) e história médica e da educação dos surdos.

Cleidre Emilia Faye Pedrosa, Universidade Federal de Sergipe

Cleide Emília faye Pedrosa . Graduação (licenciatura e bacharelado), Mestre e Doutora em Letras pela UFPE, com Pós-Doutorado no PPGL da Universidade do Estado Rio de Janeiro (2008) e Investigadora Visitante pela Universidade de Lisboa, Portugal (2019- -2020). Vinculada à Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Letras Libras e Programa de Pós-graduação em Letras. Pesquisa com Estudos Críticos do Discurso decoloniais do Sul do Sul. Membro correspondente da Academia do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, UERJ e membro do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Em 2024, publicou dois livros pela Editora CLAEC sobre estudos críticos do discurso decolonias do Sul do Sul. Participou de congressos na Europa, África , América ( Norte, Central e Sul) . Suas publicações , em português , espanhol, inglês e alemão têm alcance nacional e internacional: Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Chile, Polonia, e Venezuela.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Leoni Ramos Souza; CUNHA, João Paulo Lima; COSTA, Edivaldo da Silva; PEDROSA, Cleidre Emilia Faye. Letramento acadêmico de alunos surdos em Linguística Sistêmico-Funcional por meio do Sutton-SignWriting. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 171–192, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50288. Acesso em: 4 nov. 2024.