Contribuições da Multimodalidade no entendimento da visualidade em materiais didáticos de português L2 para surdos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p146-170Palavras-chave:
Multimodalidade, Ensino de portugês para surdos, Materiais didáticos, VisualidadeResumo
Neste artigo, intenciona-se apresentar e comentar alguns resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo CNPq (Chamada PQ4/2021), que tem as seguintes perguntas como norte: Quais seriam as características de um material didático para o ensino de português como segunda língua (PL2) para surdos? Como essas características podem contribuir para a promoção do conhecimento da língua e de seu uso? Pretende-se mostrar os tratamentos específicos dados à visualidade em materiais didáticos para surdos, por meio de trabalhos didáticos elaborados por Freitas (2018) e Silva e Guimarães (2018). A visualidade presente nesses materiais didáticos de PL2 a surdos é abordada a partir dos estudos sobre multimodalidade, na perspectiva sociossemiótica, com base Kress (2010), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (1996) e Kress e Van Leeuwen (2001). Detem-se nos conceitos de representação, modo semiótico, recursos semióticos, e questões ligadas à Gramática do Design Visual com respeito às metafunções representacional, interacional e composicional. As análises apresentadas indicam a visualidade como elemento fundamental para a educação de surdos, envolvendo imagens (fotos, desenhos, gráficos e quadros), Libras em imagem estática ou em vídeos, e a escrita em português. Além disso, as análises mostram que diferentes imagens contribuem para o desenvolvimento do conteúdo de PL2 a surdos, integrando e evidenciando, metodologicamente, imagens estáticas, vídeos, uso de Libras e língua portuguesa escrita, promovendo representações, interações e organizações textuais que podem ajudar no desenvolvimento da língua alvo, respeitando a visualidade como algo fundamental na comunicação entre e com surdos.
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