Contribuições da Multimodalidade no entendimento da visualidade em materiais didáticos de português L2 para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p146-170

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ensino de portugês para surdos, Materiais didáticos, Visualidade

Resumo

Neste artigo, intenciona-se apresentar e comentar alguns resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo CNPq (Chamada PQ4/2021), que tem as seguintes perguntas como norte: Quais seriam as características de um material didático para o ensino de português como segunda língua (PL2) para surdos? Como essas características podem contribuir para a promoção do conhecimento da língua e de seu uso? Pretende-se mostrar os tratamentos específicos dados à visualidade em materiais didáticos para surdos, por meio de trabalhos didáticos elaborados por Freitas (2018) e Silva e Guimarães (2018). A visualidade presente nesses materiais didáticos de PL2 a surdos é abordada a partir dos estudos sobre multimodalidade, na perspectiva sociossemiótica, com base Kress (2010), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (1996) e Kress e Van Leeuwen (2001). Detem-se nos conceitos de representação, modo semiótico, recursos semióticos, e questões ligadas à Gramática do Design Visual com respeito às metafunções representacional, interacional e composicional. As análises apresentadas indicam a visualidade como elemento fundamental para a educação de surdos, envolvendo imagens (fotos, desenhos, gráficos e quadros), Libras em imagem estática ou em vídeos, e a escrita em português. Além disso, as análises mostram que diferentes imagens contribuem para o desenvolvimento do conteúdo de PL2 a surdos, integrando e evidenciando, metodologicamente, imagens estáticas, vídeos, uso de Libras e língua portuguesa escrita, promovendo representações, interações e organizações textuais que podem ajudar no desenvolvimento da língua alvo, respeitando a visualidade como algo fundamental na comunicação entre e com surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Caixeta da Silva, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Graduado em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Letras da UFMG (1992), Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG (1998), Doutor em Letras - Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2012). Professor de inglês em cursos de idiomas, em escolas das redes particular e pública. Professor de inglês do CEFET-MG desde 1997, sendo professor titular desde 2015. Tem atuado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na Graduação e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG. Pesquisador Produtividade PQ2 do CNPq desde 2022. Áreas de interesse: materiais didáticos, ensino e aprendizagem de línguas adicionais, Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade.

Referências

ALLWRIGHT, D. Six promising directions in applied linguistics. In: GIEVE, S.; MILLER, I. K. (ed.). Understanding the language classroo. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2006. p. 11-17. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230523166_2

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes Editores, 2011.

FREITAS, L. G. A multimodalidade no ensino de língua portuguesa para alunos surdos nos anos iniciais: uma proposta de material didático. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2097223&key=e18a2701f8b9623c7dd60d35ecaec6ee. Acesso em: 25-03-2024

HALLIDAY, M.A. K; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in social semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

KAWASE, E. M. Revisão sistemática sobre produção de vídeos na escola para alunos surdos. Dissertação de Mestrado. São Carlos, UFSCar, 2020.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communjication. London: Hodder Education, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge, 1996.

LOPES, L. P. M. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006.

MIRANDA, D. G. A multimodalidade no ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: análise do uso do livro didático adaptado em libras. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2453227&key=74c14c2bf400aeb8085a14fdda5e9a08. Acesso em: 25 mar. 2024.

PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola Editora, 2014.

PEREIRA, F. M. Surdez e Tecnologias de Informação e Comunicação. IN.; SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z.M. (org.). Cidadania, Sudez e Linguagem: desafios e realidades. 4ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2003, p. 193-217.

PEREIRA, M. C. C.; CHOI, D.; VIEIRA, M. I.; GASPAR, P.; NAKASATO, R. Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

QUADROS, R. M; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2006.

REILY, L. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (org.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. 4. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2003. p. 161-192.

SILVA, R. C. Contribuições da visão sociossemiótica da linguagem e da multimodalidade como apoio à educação linguística de surdos. In: MIRANDA, D. G.; FREITAS, L. Educação para surdos: possibilidades e desafios. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2019. p. 61-74.

SILVA, R. C. Implicações de se assumir a multimodalidade nos estudos de linguagem. In: SILVA, R. C.; QUEIRÓZ, L. A. A. Multimodalidade e discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 26-53. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.363.26-53

SILVA, G. M. da. GUIMARÃES, A. B. C. Português para crianças surdas: leitura e escrita no cotidiano. Belo Horizonte: UFMG, 2018. Disponivel em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/PORTUGUES%20PARA%20CRIAN%C3%87AS%20SURDAS_ALUNO.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. New York: Routledge, 2005. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203647028

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

SILVA, Renato Caixeta da. Contribuições da Multimodalidade no entendimento da visualidade em materiais didáticos de português L2 para surdos . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 146–170, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p146-170. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50176. Acesso em: 30 dez. 2024.

Dados de financiamento