Uma boneca, múltiplos aprendizados: contribuições do Sistema de Avaliatividade para o ensino crítico-reflexivo de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p215-237

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Ensino de língua inglesa

Resumo

Aprender uma língua estrangeira com título de língua franca como o inglês implica a estudarmos de forma analítica para criarmos inteligibilidades acerca das ideologias veiculadas nos discursos de modo geral. Por considerarmos o texto como uma instância de significado (Halliday, 1994) e como a unidade central de trabalho pedagógico (Brasil, 2018), apresentamos neste artigo uma proposta de elaboração de material de ensino de inglês para o Ensino Médio, partindo da análise de um trecho emblemático do filme da Barbie, lançado em 2023, que nos leva a refletir sobre questões sociais tão caras à formação plena do cidadão crítico. Para tal empreendimento, tomamos como base as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004), com foco no Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), e alinhamo-nos à Linguística Aplicada Crítica (Grande, 2021) e à formação docente ético-reflexiva (Miller, 2013), em uma abordagem qualitativa-interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006). O que propomos neste trabalho é uma prática pedagógica que excede o linguístico, com potencial funcional e questionador diante dos contextos de situação e de cultura em que nos inserimos, sejamos professores e/ou alunos.

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Biografia do Autor

Emanuelle de Souza Fonseca Souza, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Professora do Instituto Anísio Teixeira. Doutora em Estudos Linguísticos pela PUC-Rio. Mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. 

Renan Silva da Piedade, PUC-Rio

Professor de Comunicação e Expressão do Departamento de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também atua na Especialização em Língua Inglesa, orientando monografias e lecionando disciplinas de leitura e escrita acadêmica. Doutor e mestre em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio) na linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais. Cursou Licenciatura em Letras (Português/Inglês) nesta mesma instituição e Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Seus campos de interesse compreendem estudos em Linguística Aplicada Crítica, Prática Exploratória, Formação de Professores, Questões Raciais e Religiões de Matrizes Africanas.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

DE SOUZA FONSECA SOUZA, Emanuelle; SILVA DA PIEDADE, Renan. Uma boneca, múltiplos aprendizados: contribuições do Sistema de Avaliatividade para o ensino crítico-reflexivo de língua inglesa . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 215–237, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p215-237. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50167. Acesso em: 4 nov. 2024.