Cultura de avaliar e letramento em avaliação de professores de espanhol no estágio obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p346-366

Palavras-chave:

letramento em avaliação em contexto de línguas, cultura de avaliar, estágio obrigatório

Resumo

Esta investigação, de natureza qualitativa, teve por objetivo tecer considerações sobre a cultura de avaliar e o desenvolvimento do letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) de professores de espanhol no estágio obrigatório. Cultura de avaliar pode ser compreendida como um conjunto de crenças, valores, experiências e pressupostos teóricos que embasam as práticas avaliativas de professores (Inbar-Lourie, 2008b; Scaramucci, 1997) e, consequentemente, medeia o desenvolvimento do seu letramento em avaliação (Scaramucci, 2016; Scarino, 2013; Xu; Brown, 2016). Letramento em avaliação constitui o conjunto de conhecimentos, habilidades e princípios (Davies, 2008) que fundamentam boas práticas em avaliação. A relação entre esses dois conceitos, contudo, representa um tema de necessária investigação (Levy-Vereda; Alhijab, 2018). Constituem os dados desta investigação transcrições de gravações de aulas e reuniões de orientação entre quatro estagiárias e a professora-formadora, realizadas durante um semestre letivo, os quais foram examinados com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2006). Nossos resultados sugerem que a cultura de avaliar das participantes era predominantemente uma cultura de testagem, baseada em uma visão de língua e de avaliação reducionista. No decorrer da ação pedagógica, entretanto, observamos indícios de algumas mudanças no LAL e também na cultura de avaliar das participantes. 

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

NETTO BRUM-BARRETO, A.; BORGES-ALMEIDA, V. Cultura de avaliar e letramento em avaliação de professores de espanhol no estágio obrigatório. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 346–366, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p346-366. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49329. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos