Narrativas transmídia no ensino e aprendizagem de língua portuguesa na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p380-400Palavras-chave:
narrativas transmídia; língua portuguesa; cultura digital.Resumo
Atualmente vive-se em uma sociedade imersa em uma cultura digital, ocasionando mudanças no ensino e na aprendizagem. Destarte, esta pesquisa objetiva investigar como as narrativas transmídia contribuem para a produção de gêneros textuais no ensino e a aprendizagem de língua portuguesa na cultura digital. Fundamenta-se teoricamente em Buckingham (2010) e Kenski (2018) quanto à cultura digital; Figueiredo (2016), Jenkins (2009) e Moura e Franco (2023) sobre as narrativas transmídia; Domingos (2013) e Falcão (2021) acerca do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Na metodologia, adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, documental e aplicada. O corpus compõe-se de três narrativas transmídia: Dinastia M (2005), WandaVision (2021) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022). A análise revela as seguintes características das narrativas transmídia selecionadas: inter-relações, expansão para outras mídias, difusão através das plataformas e presença de fio narrativo principal. Os resultados revelam as seguintes contribuições para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa: desenvolvimento de habilidades e competências, produção de gêneros textuais digitais, criação de narrativas transmídia, incentivo ao pensamento crítico e mobilização de mecanismos cognitivos. Conclui-se que as narrativas transmídia em salas de aula são demandas cotidianas e possibilitam desenvolver competências e habilidades dos alunos exigidas pela sociedade contemporânea.
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Referências
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