Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ensino da língua inglesa, Livros ilustrados

Resumo

Este artigo, sob o tema planejamento e mobilização de ferramentas didáticas na coconstrução do sentido em sala de aula, tem por objetivo propor e analisar ações de caráter multimodal para o ensino da língua inglesa de crianças do 1° ano do ensino fundamental. O estudo ancora-se em Le Ferrec e Leclère-Messebel (2015) e Leclère (2021) no que diz respeito aos sentidos produzidos em sala de aula de línguas; Kress et al. (2001) no que se refere ao ensino e à aprendizagem multimodal e Kress (2010) e Ribeiro (2021) acerca da multimodalidade. Esta investigação caracteriza-se como exploratória e bibliográfica com abordagem de dados qualitativa. Os corpora selecionados são constituídos pelo livro ilustrado Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? de Bill Martin Jr. e Eric Carle e por jogos produzidos pelos alunos para o ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que o ensino multimodal da língua inglesa favorece a aprendizagem dos alunos, em especial, as crianças em processo de alfabetização, uma vez que a linguagem pelo modo visual é mais recorrente.

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Biografia do Autor

Daiane Zamoner, Universidade de Passo Fundo

Atualmente é Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, contemplada com bolsa Capes. Mestre em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Pós-Graduada em em Língua Estrangeira: Ênfase em Tradução pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Letras Inglês pela UNOCHAPECÓ e em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Linguística Aplicada. Atua no ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino, nos componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Espanhola.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006).

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

ZAMONER, D.; DE FREITAS, E. C. Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 68–89, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48318. Acesso em: 30 abr. 2024.

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Artigos