Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89Palavras-chave:
Multimodalidade, Ensino da língua inglesa, Livros ilustradosResumo
Este artigo, sob o tema planejamento e mobilização de ferramentas didáticas na coconstrução do sentido em sala de aula, tem por objetivo propor e analisar ações de caráter multimodal para o ensino da língua inglesa de crianças do 1° ano do ensino fundamental. O estudo ancora-se em Le Ferrec e Leclère-Messebel (2015) e Leclère (2021) no que diz respeito aos sentidos produzidos em sala de aula de línguas; Kress et al. (2001) no que se refere ao ensino e à aprendizagem multimodal e Kress (2010) e Ribeiro (2021) acerca da multimodalidade. Esta investigação caracteriza-se como exploratória e bibliográfica com abordagem de dados qualitativa. Os corpora selecionados são constituídos pelo livro ilustrado Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? de Bill Martin Jr. e Eric Carle e por jogos produzidos pelos alunos para o ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que o ensino multimodal da língua inglesa favorece a aprendizagem dos alunos, em especial, as crianças em processo de alfabetização, uma vez que a linguagem pelo modo visual é mais recorrente.
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