Necessidades de letramentos críticos nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p133-151Palavras-chave:
Leitura, Letramento Crítico, EJAResumo
Neste artigo, partindo de uma perspectiva crítica, social e ideológica de linguagem (FAIRCLOUGH, 2003; JANKS, 2018, 2016), em diálogo com uma concepção sociohistórica de letramentos, discutimos alguns resultados de uma pesquisa que objetivou investigar práticas de leitura com base nas contribuições dos letramentos críticos em uma sala de aula da educação básica. A partir de um caráter qualitativo e interpretativista, analisamos respostas de uma atividade diagnóstica realizada com alunos e alunas de uma turma de educação de jovens e adultos de uma escola pública da cidade de Macapá-AP, que participaram como colaboradores da pesquisa. Os dados formaram gerados em uma cena de letramento escolar (BUNZEN, 2010), a partir da aplicação de uma atividade diagnóstica com questões de leitura e intepretação do gênero charge “Redução da Maioridade Penal”. Com base na análise dos dados, concluímos que percepções sobre representações sociais, apresentadas no texto da atividade diagnóstico, pouco foram questionadas pelos alunos e pelas alunas. Porém, é perceptível também, em algumas das respostas, mesmo que de maneira ainda tímida, indícios de reflexão e criticidade (MAIOR, 2010) a respeito das representações sociais, discursivas e identitárias que o texto pressupõe como sentidos sobre a temática central discutida, neste caso, redução da maioridade penal
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