Necessidades de letramentos críticos nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p133-151

Palavras-chave:

Leitura, Letramento Crítico, EJA

Resumo

Neste artigo, partindo de uma perspectiva crítica, social e ideológica de linguagem (FAIRCLOUGH, 2003; JANKS, 2018, 2016), em diálogo com uma concepção sociohistórica de letramentos, discutimos alguns resultados de uma pesquisa que objetivou investigar práticas de leitura com base nas contribuições dos letramentos críticos  em uma sala de aula da educação básica. A partir de um caráter qualitativo e interpretativista, analisamos respostas de uma atividade diagnóstica realizada com alunos e alunas de uma turma de educação de jovens e adultos de uma escola pública da cidade de Macapá-AP, que participaram como colaboradores da pesquisa. Os dados formaram gerados em uma cena de letramento escolar (BUNZEN, 2010), a partir da aplicação de uma atividade diagnóstica com questões de leitura e intepretação do gênero charge “Redução da Maioridade Penal”. Com base na análise dos dados, concluímos que percepções sobre representações sociais, apresentadas no texto da atividade diagnóstico, pouco foram questionadas pelos alunos e pelas alunas. Porém, é perceptível também, em algumas das respostas, mesmo que de maneira ainda tímida, indícios de reflexão e criticidade (MAIOR, 2010) a respeito das representações sociais, discursivas e identitárias que o texto pressupõe como sentidos sobre a temática central discutida, neste caso, redução da maioridade penal

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

GOMES, R. Necessidades de letramentos críticos nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 133–151, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p133-151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46713. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo para volume atemático