Concepções de linguagem na constituição de planos de aula virtuais para o ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp76-96

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Plataforma Pedagógica Virtual, Planos de Aula

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a circulação de concepções de linguagem na construção discursiva de planos de aula para o ensino de Língua Portuguesa encontrados numa plataforma pedagógica virtual, como um modo de identificar como os comandos dados por esses planos implicam a responsividade ativa do professor e como se dá o ensino dos gêneros discursivos propostos por esses planos. A fundamentação teórica focaliza temas como: concepções de linguagem, discurso, gênero discursivo e responsividade ativa. O aparato metodológico se ancora na abordagem qualitativa e na vertente de etnografia virtual, analisando 2 (dois) planos de aula retirados de uma plataforma pedagógica virtual direcionados ao 7º ano do ensino fundamental em aulas de Língua Portuguesa. As análises evidenciaram que, em sua construção discursiva, os planos de aula observados oscilam entre as concepções de linguagem como instrumento de comunicação e como forma de interação. Além disso, os planos abrem algum espaço para a responsividade ativa do professor se estabelecer em maior grau, no entanto apresenta limitações no que se refere à articulação concreta entre os gêneros discursivos propostos para as aulas de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Silvio Nunes Silva Júnior, Universidade de Pernambuco

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Possui licenciaturas em Letras/Português (UNEAL), Pedagogia (IBRA) e Artes (UNIFAVENI). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB). É professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL (SEMEDE/PI). Atua como professor auxiliar de Linguística do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns), instituição na qual realiza estágio pós-doutoral no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UPE). É membro do GT Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (EAPLA/ANPOLL). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

Fernando Augusto de Lima Oliveira, Universidade de Pernambuco

Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa, através da aplicação de materiais concretos/manipuláveis no ensino de Língua Portuguesa. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Pará, com bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ/CNPq) - período de 2019-2020. Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Durante o período de 2005-2007 foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Letras, coordenado pela Profa. Dra. Maria Denilda Moura. É professor Adjunto II-A da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns; líder do Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística - GEADLin (CNPq/UPE) e coordena do Laboratório de Jogos de Linguagem (UPE-Garanhuns). Professor Permanente do Mestrado Profissional - PROFLETRAS UPE/Garanhuns; e, atualmente, coordena o PROFLETRAS da UPE-Garanhuns. 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes; OLIVEIRA, Fernando Augusto de Lima. Concepções de linguagem na constituição de planos de aula virtuais para o ensino de Língua Portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 76–96, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp76-96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46657. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula