Concepções de linguagem na constituição de planos de aula virtuais para o ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp76-96Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Plataforma Pedagógica Virtual, Planos de AulaResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a circulação de concepções de linguagem na construção discursiva de planos de aula para o ensino de Língua Portuguesa encontrados numa plataforma pedagógica virtual, como um modo de identificar como os comandos dados por esses planos implicam a responsividade ativa do professor e como se dá o ensino dos gêneros discursivos propostos por esses planos. A fundamentação teórica focaliza temas como: concepções de linguagem, discurso, gênero discursivo e responsividade ativa. O aparato metodológico se ancora na abordagem qualitativa e na vertente de etnografia virtual, analisando 2 (dois) planos de aula retirados de uma plataforma pedagógica virtual direcionados ao 7º ano do ensino fundamental em aulas de Língua Portuguesa. As análises evidenciaram que, em sua construção discursiva, os planos de aula observados oscilam entre as concepções de linguagem como instrumento de comunicação e como forma de interação. Além disso, os planos abrem algum espaço para a responsividade ativa do professor se estabelecer em maior grau, no entanto apresenta limitações no que se refere à articulação concreta entre os gêneros discursivos propostos para as aulas de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato. Austin: University of Texas Press, 1993.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
BRASIL. Ministério da Eduação. Secretaria de Educação Fundamental. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998. (Língua Portuguesa).
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n, 2, p. 221-236, 2003.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desprendizagem”:
redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-65.
FRANÇA, I. R. R.; SILVA JÚNIOR, S. N. A temática da covid-19 em abordagens dialógicas de ensino de língua portuguesa. Letra Magna, Cubatão, v. 16, p. 518-528, 2020.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Dialogia: do discursivo à estrutura sintática. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 179-190.
GUTIERREZ, S. A etnografia virtual na pesquisa de abordagem dialética em redes sociais on-line. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais da Anped. Caxambu: ANPED, 2009.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.
SILVA JÚNIOR, S. N. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
SILVA JÚNIOR, S. N. O uso de táticas no trabalho com o livro didático de língua portuguesa: constituindo práticas reflexivas de letramento. In: PAIVA, F. J. O; SILVEIRA, E. L. (org.). O ensino na educação básica: diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 37-60.
SILVA JÚNIOR, S. N. Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2019.
SILVA JÚNIOR, S. N.; FRANCA, I. R. R.; ZOZZOLI, R. M. D. O trabalho com a linguagem no ensino de língua portuguesa: possibilidades com o tema pandemia da covid-19. In: SOUTO MAIOR, R. C; BORGES, L. A. O. (org.). Estudos das práticas de linguagem em tempos de pandemia. Maceió: EdUFAL, 2021. p. 9-27.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
ZOZZOLI, R. M. D. Conhecimentos linguístico-discursivos na sala de aula de língua portuguesa: desenvolvendo “táticas” para desobedecer a propostas prontas. Leia Escola, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. 40-50, 2014. DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v14i1.326
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvio Nunes Silva Júnior, Fernando Augusto de Lima Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.