Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp217-235

Resumo

O curso CELTA é internacionalmente reconhecido por representar uma formação inicial para a maioria dos candidatos que decidem realizá-lo. A partir de uma vivência no curso, algumas questões referentes a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) presentes na etapa de planejamento nos chamou atenção. Este trabalho tem como objetivo investigar a concepção de formação docente subjacente ao curso CELTA a partir do planejamento de ensino. Para embasar nossa discussão nos apoiamos nos estudos da área da educação (SCHÖN, 2000; ZABALA, 1998), da ergonomia do trabalho (AMIGUES, 2004; ZABALA, 1998) e de formação docente (FREEMAN, 1989; TARDIF, 2007). Nosso corpus documental é formado por dois materiais orientadores (Handouts) sobre planejamento e vinte e seis planos de aula elaborados por cinco candidatos do curso CELTA. A partir dos itens objetivos de tarefas e antecipação de problemas, podemos afirmar que o CELTA se embasa em uma formação prescritiva que valoriza o conhecimento técnico, incentivando os candidatos a se embasarem em modelos de ensino.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Miranda Jorge, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande e graduada em Letras Inglês pela mesma instituição. Possui experiência nas seguintes áreas: formação de professores, ensino de línguas estrangeiras, estudos literários. estudos da tradução.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Unidade Acadêmica de Letras e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino – UFCG. 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

JORGE, Ana Beatriz Miranda; RAFAEL, Edmilson Luiz. Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 217–235, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp217-235. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula