Aplicativo RAL: realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem de línguas adicionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp270-289Resumo
Este trabalho consiste em apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e a sua aplicabilidade na área da educação, especialmente na aprendizagem de línguas. Com isso, objetivamos apresentar a criação do aplicativo RAL, que tem por finalidade a tradução de palavras em línguas adicionais por meio de imagens em 3D (3 Dimensões). Portanto, ao longo do trabalho, discutiremos sobre as tecnologias na educação, as vantagens e desafios da RA no espaço educacional e seu aporte teórico na aprendizagem ergódica defendida por Leffa e Beviláqua (2020). Também enfatizaremos a RA no ensino e aprendizagem de línguas e, por fim, faremos uma breve descrição da criação do aplicativo RAL. Neste projeto utilizamos a metodologia DBR (Design-Based Research), também conhecida como pesquisa de desenvolvimento que consiste, segundo Nobre (2017), em investigar, estudar a literatura e elaborar um referencial teórico para o desenvolvimento de uma prática inovadora (especialmente tecnológica) para a melhoria educacional. Desta forma, com a criação do Aplicativo RAL, tem-se uma nova possibilidade de aprendizagem de vocabulário em línguas adicionais e pode ser uma ferramenta significativa para a retenção de vocabulário uma vez que alia palavras e imagens.
Downloads
Referências
ANAMI, B. M. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação. 2013. 49p.TCC (Bacharelado em Ciências da Computação)-Universidade Estadual de Londrina, 2013
BOLADO, J. S. El potencial de la realidad aumentada en la enseñanza de español como lengua extranjera. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, Barcelona, p. 62-80
CARRACEDO, J. P. MÉNDEZ, C. L. M. Realidad Aumentada: Una Alternativa Metodológica em la Educación Primaria Nicaragüense. IEEE-RITA. S.L. Vol. 7, Núm. 2. p.102-108, mai. 2012
CAVIDENCO, J. F; SEVILLANO, M. A. P; AMADOR, M. F. M. F. Realidad Aumentada, una evolución de las aplicaciones de los dispositivos móviles. Revista de Medios y Educación. S/L. n.41, p. 197-210, jul. 2012.
CUBILLO, A. J.; MARTÍN, G. S.; CASTRO, G. M.; COLMENAR, S. A. Recursos digitales autónomos mediante realidad aumentada. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 17, n. 2, p. 241-274, 2014 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.2.12686
HOUNSELL, M. TORI, S. KIRNER, C. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.
LEFFA, V. J. Língua Estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016.
LEFFA, V. J; BEVILÁQUA, A. F. Aprendizagem Ergódica: A busca do hipertexto responsivo no ensino de línguas. Revista Língua e Literatura, v. 21, n. 38 , p. 99-117, 2020
LEFFA, Vilson J.; IRALA, Valesca. (2014). O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. Educat. Pelotas, 2014, p. 21-48
MATA, A. E. R. SILVA, F. P. S. BOAVENTURA, E. M. Design-Based Research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36
MARTINS, V. F. GUIMARÃES, M. P. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (desafie). S.L, p.100-109, 2012
NOBRE, A. M. F. MALLMANN, E. M. FERNANDES, I. M. MAZZARDO, M. D. Princípios teórico-metodológicos do design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por recursos educacionais abertos (REA). Revista San Gregorio, n. 16, p. 128-141, 2017.
OSUNA, J. M. B. PÉREZ, O. M. G. Produción de recursos de aprendizaje apoyados em Realidad Aumentada por parte de estudiantes de magistério. Revista de Educación, Mediatica y TIC. p. 23-38, 2016 DOI: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5806
PAIVA, V. L. M. O. Ensino de vocabulário. In: DUTRA, D. P & MELLO, H. A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2004.
PROCÓPIO, R. B. Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira. Dissertação (Programa de pós-graduação em Linguística) Área de Linguística e Ensino de Língua, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angelise Fagundes da Silva, Marcus Vinícius Liessem Fontana, Emanuele Krewer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.