Aplicativo RAL: realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem de línguas adicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp270-289

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e a sua aplicabilidade na área da educação, especialmente na aprendizagem de línguas. Com isso, objetivamos apresentar a criação do aplicativo RAL, que tem por finalidade a tradução de palavras em línguas adicionais por meio de imagens em 3D (3 Dimensões). Portanto, ao longo do trabalho, discutiremos sobre as tecnologias na educação, as vantagens e desafios da RA no espaço educacional e seu aporte teórico na aprendizagem ergódica defendida por Leffa e Beviláqua (2020). Também enfatizaremos a RA no ensino e aprendizagem de línguas e, por fim, faremos uma breve descrição da criação do aplicativo RAL. Neste projeto utilizamos a metodologia DBR (Design-Based Research), também conhecida como pesquisa de desenvolvimento que consiste, segundo Nobre (2017), em investigar, estudar a literatura e elaborar um referencial teórico para o desenvolvimento de uma prática inovadora (especialmente tecnológica) para a melhoria educacional. Desta forma, com a criação do Aplicativo RAL, tem-se uma nova possibilidade de aprendizagem de vocabulário em línguas adicionais e pode ser uma ferramenta significativa para a retenção de vocabulário uma vez que alia palavras e imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Krewer, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Bolsista no programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado, na área de concentração Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Cursou licenciatura em Letras- Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Participante do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. 

Angelise Fagundes da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Letras (PPGL/UFSM), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciada em Letras / Português (UFSM). Licenciada em Letras / Espanhol (UFSM). Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Dilermando de Aguiar (RS), onde atuou na Escola e na Secretaria de Educação e Cultura, da qual foi Diretora Pedagógica (060/2012/GP). É Professora Adjunta da área de Ensino de Espanhol do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS), onde coordena o CELUFFS (centro de línguas) no campus. É vice-líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. Coordena o projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE e participa do projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS. Faz parte do coletivo #Ficaespanhol desde sua constituição como Grupo de Trabalho RS. É orientadora da área de língua espanhola da Rede Andifes IsF. Tem experiência na área de Letras, formação de professores de línguas, ensino de línguas, Estágio Supervisionado de Língua Espanhola, Ensino de Português como língua adicional/L2. Esteve em licença maternidade de novembro de 2018 a maio de 2019.

 

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas com pesquisa sobre LMOOC sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). É Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2020, onde ingressou por processo de redistribuição e atua no Curso de Licenciatura em Português e Espanhol. De 2009 a 2020 foi professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuou nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD. Orienta projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. Coordena o projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS e participa do projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. É um dos idealizadores da JETAL (Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual.

Referências

ANAMI, B. M. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação. 2013. 49p.TCC (Bacharelado em Ciências da Computação)-Universidade Estadual de Londrina, 2013

BOLADO, J. S. El potencial de la realidad aumentada en la enseñanza de español como lengua extranjera. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, Barcelona, p. 62-80

CARRACEDO, J. P. MÉNDEZ, C. L. M. Realidad Aumentada: Una Alternativa Metodológica em la Educación Primaria Nicaragüense. IEEE-RITA. S.L. Vol. 7, Núm. 2. p.102-108, mai. 2012

CAVIDENCO, J. F; SEVILLANO, M. A. P; AMADOR, M. F. M. F. Realidad Aumentada, una evolución de las aplicaciones de los dispositivos móviles. Revista de Medios y Educación. S/L. n.41, p. 197-210, jul. 2012.

CUBILLO, A. J.; MARTÍN, G. S.; CASTRO, G. M.; COLMENAR, S. A. Recursos digitales autónomos mediante realidad aumentada. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 17, n. 2, p. 241-274, 2014 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.2.12686

HOUNSELL, M. TORI, S. KIRNER, C. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.

LEFFA, V. J. Língua Estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016.

LEFFA, V. J; BEVILÁQUA, A. F. Aprendizagem Ergódica: A busca do hipertexto responsivo no ensino de línguas. Revista Língua e Literatura, v. 21, n. 38 , p. 99-117, 2020

LEFFA, Vilson J.; IRALA, Valesca. (2014). O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. Educat. Pelotas, 2014, p. 21-48

MATA, A. E. R. SILVA, F. P. S. BOAVENTURA, E. M. Design-Based Research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36

MARTINS, V. F. GUIMARÃES, M. P. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (desafie). S.L, p.100-109, 2012

NOBRE, A. M. F. MALLMANN, E. M. FERNANDES, I. M. MAZZARDO, M. D. Princípios teórico-metodológicos do design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por recursos educacionais abertos (REA). Revista San Gregorio, n. 16, p. 128-141, 2017.

OSUNA, J. M. B. PÉREZ, O. M. G. Produción de recursos de aprendizaje apoyados em Realidad Aumentada por parte de estudiantes de magistério. Revista de Educación, Mediatica y TIC. p. 23-38, 2016 DOI: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5806

PAIVA, V. L. M. O. Ensino de vocabulário. In: DUTRA, D. P & MELLO, H. A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2004.

PROCÓPIO, R. B. Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira. Dissertação (Programa de pós-graduação em Linguística) Área de Linguística e Ensino de Língua, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

KREWER, Emanuele; SILVA, Angelise Fagundes da; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Aplicativo RAL: realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 270–289, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp270-289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46556. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula