Aplicativo RAL: realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem de línguas adicionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp270-289Resumo
Este trabalho consiste em apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e a sua aplicabilidade na área da educação, especialmente na aprendizagem de línguas. Com isso, objetivamos apresentar a criação do aplicativo RAL, que tem por finalidade a tradução de palavras em línguas adicionais por meio de imagens em 3D (3 Dimensões). Portanto, ao longo do trabalho, discutiremos sobre as tecnologias na educação, as vantagens e desafios da RA no espaço educacional e seu aporte teórico na aprendizagem ergódica defendida por Leffa e Beviláqua (2020). Também enfatizaremos a RA no ensino e aprendizagem de línguas e, por fim, faremos uma breve descrição da criação do aplicativo RAL. Neste projeto utilizamos a metodologia DBR (Design-Based Research), também conhecida como pesquisa de desenvolvimento que consiste, segundo Nobre (2017), em investigar, estudar a literatura e elaborar um referencial teórico para o desenvolvimento de uma prática inovadora (especialmente tecnológica) para a melhoria educacional. Desta forma, com a criação do Aplicativo RAL, tem-se uma nova possibilidade de aprendizagem de vocabulário em línguas adicionais e pode ser uma ferramenta significativa para a retenção de vocabulário uma vez que alia palavras e imagens.
Referências
ANAMI, B. M. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação. 2013. 49p.TCC (Bacharelado em Ciências da Computação)-Universidade Estadual de Londrina, 2013
BOLADO, J. S. El potencial de la realidad aumentada en la enseñanza de español como lengua extranjera. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, Barcelona, p. 62-80
CARRACEDO, J. P. MÉNDEZ, C. L. M. Realidad Aumentada: Una Alternativa Metodológica em la Educación Primaria Nicaragüense. IEEE-RITA. S.L. Vol. 7, Núm. 2. p.102-108, mai. 2012
CAVIDENCO, J. F; SEVILLANO, M. A. P; AMADOR, M. F. M. F. Realidad Aumentada, una evolución de las aplicaciones de los dispositivos móviles. Revista de Medios y Educación. S/L. n.41, p. 197-210, jul. 2012.
CUBILLO, A. J.; MARTÍN, G. S.; CASTRO, G. M.; COLMENAR, S. A. Recursos digitales autónomos mediante realidad aumentada. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 17, n. 2, p. 241-274, 2014 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.2.12686
HOUNSELL, M. TORI, S. KIRNER, C. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.
LEFFA, V. J. Língua Estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016.
LEFFA, V. J; BEVILÁQUA, A. F. Aprendizagem Ergódica: A busca do hipertexto responsivo no ensino de línguas. Revista Língua e Literatura, v. 21, n. 38 , p. 99-117, 2020
LEFFA, Vilson J.; IRALA, Valesca. (2014). O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. Educat. Pelotas, 2014, p. 21-48
MATA, A. E. R. SILVA, F. P. S. BOAVENTURA, E. M. Design-Based Research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36
MARTINS, V. F. GUIMARÃES, M. P. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (desafie). S.L, p.100-109, 2012
NOBRE, A. M. F. MALLMANN, E. M. FERNANDES, I. M. MAZZARDO, M. D. Princípios teórico-metodológicos do design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por recursos educacionais abertos (REA). Revista San Gregorio, n. 16, p. 128-141, 2017.
OSUNA, J. M. B. PÉREZ, O. M. G. Produción de recursos de aprendizaje apoyados em Realidad Aumentada por parte de estudiantes de magistério. Revista de Educación, Mediatica y TIC. p. 23-38, 2016 DOI: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5806
PAIVA, V. L. M. O. Ensino de vocabulário. In: DUTRA, D. P & MELLO, H. A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2004.
PROCÓPIO, R. B. Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira. Dissertação (Programa de pós-graduação em Linguística) Área de Linguística e Ensino de Língua, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angelise Fagundes da Silva, Marcus Vinícius Liessem Fontana, Emanuele Krewer
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.