Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Educação do Campo., Linguagem

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade.

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Biografia do Autor

Ady Canário Estevão de Souza , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente do Departamento de Ciências Humanas, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pau dos Ferros-RN.

Auristela Crisanto da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN

Docente do Departamento de Ciências Humanas, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN. Doutora em Estudos da Linguagem UFRN.

Clécida Maria Bezerra Bessa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros-RN

Docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pau dos Ferros-RN.

Crígina Cibelle Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pau dos Ferros-RN.

Docente do Departamento de Letras, pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pau dos Ferros-RN.  Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN.

 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SOUZA , A. C. E. de; CUNHA, A. C. da; BESSA, C. M. B.; PEREIRA, C. C. Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 236–252, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula

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