Dilemas éticos em salas de aula de línguas: questionando otherwise

Autores

  • Alex Alves Egido Doutorando/Universidade Estadual de Londrina
  • Giuliana Brossi Professora efetiva/Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p164

Palavras-chave:

Educação Linguística. Decolonialidade. Ética levinasiana.

Resumo

Formadores(as) de professores(as) de línguas percebem que os (as) recém graduados(as) chegam ao final da licenciatura com questionamentos cujas possíveis respostas podem surgir à medida que eles e elas vivenciam a profissão no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que outros questionamentos serão elaborados, e tantos outros nunca serão completamente respondidos. Nesse sentido, Arthur, o personagem com quem o autor e a autora dialogam, é a personificação de todos(as) professores(as) de línguas. Ao reconhecer que o contexto de sala de aula não apresenta dilemas solúveis em tons de branco e preto, e sim numa paleta em escalas de cinza, o autor e a autora lançam mão das perspectivas decoloniais (MIGNOLO, 2007, 2009, 2018; PESSOA; BORELLI; SILVESTRE, 2018; ROSA-DA-SILVA, 2021; WALSH, 2017, 2018, 2021), e da ética levinasiana (LARGE, 2015; LÉVINAS, 2010, 2020; TODD, 2003, 2015) para analisarem três respostas de professores(as) de línguas a dois dilemas éticos baseados nas experiências de sala de aula, que é uma versão resumida de uma pesquisa mais ampla (EGIDO, 2020b). À medida que a análise é conduzida, algumas questões são propostas para Arthur e para os(as) leitores(as). Embora não seja uma tarefa fácil, é necessário que tornemos nossas salas de aula em espaços seguros onde estudantes possam compartilhar as lutas que enfrentam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Alves Egido, Doutorando/Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, com período sanduíche na Michigan State University (EUA).

Giuliana Brossi, Professora efetiva/Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Inhumas.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Postmodern ethics. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.

BROSSI, Giuliana Castro; FURIO, Mariana; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Currículo e formação de professores de inglês em duas universidades: questões e desdobramentos. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 3, p. 96-112, 2020.

BROSSI, Giuliana Castro; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. A construção do agir docente por professoras de língua inglesa para crianças: um olhar para o ensino como trabalho. ALFA: revista de linguística, São José do Rio Preto, v. 65, 2021, p. 1-31.

DUBOC, Ana Paula Martinez. Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação de professores de inglês. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

EGIDO, Alex Alves. Afinal, o que é agir eticamente em aulas de línguas? [S. l.: s. n.], 2020a. Projeto de pesquisa na Plataforma Brasil. Aprovado em 26 de março de 2020. CAAE: 29694820.1.0000.5231.

EGIDO, Alex Alves. O eu e o outro: uma breve história da ética em pesquisa em linguística aplicada. 2019. 353 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

EGIDO, Alex Alves. Os rostos que ganham contornos: dilemas éticos por pesquisadoras de línguas. [Forthcoming].

EGIDO, Alex Alves. Práticas de formação de professores de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: um estudo discursivo foucaultiano. In: FREITAS, Carla Conti; ROSA-SILVA, Valéria.; BROSSI, Giuliana Castro (org.). Políticas e formação de professores de línguas: o que é ser professor(a) hoje? Anápolis: Ed. UEG, 2020b. p. 69-94.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. New York: Herder and Herder, 1970.

FURIO, Mariana Costa. O currículo e o estágio: práticas de formação crítica para o ensino de língua inglesa para crianças. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. [forthcoming].

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos póscoloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura Souza; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 455-491.

GUILLEMIN, Marilys; GUILLAM, Lynn. Ethics, reflexivity, and “ethically important moments” in research. Qualitative Inquiry, California, n. 10, v. 2, p. 261-280, 2004.

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR EDUCATIONAL PLANNING. Etico platform. Retrieved from: https://etico.iiep.unesco.org/en/about-us-0. Accessed on: 10 jun. 2021.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Tradition and difference: can mainstream academic discourse in Applied Linguistics ever change? International Journal of Applied Linguistics, Amsterdam, v. 25, n. 3, p. 422-425, 2015.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LARGE, William. Levinas’ totality and infinity. New York: Blommsburry Academic, 2015.

LÉVINAS, Emmanuel. Do sujeito ético ao sujeito político. Aparecida: Santuário, 2010.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. São Paulo: Edições 70, 2020.

LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, Espírito Santo, v. 45, n. 157, p. 486-507, 2015.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre lacolonialidaddel ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROFÓGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más alládel capitalismo global. Bogotá: Siglodel Hombre Editores, 2007. p. 127-167.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 1-28, 2019.

MATUSOV, Eugene. Authorial teaching and learning. In: WHITE, E. Jayne; PETERS, Michael (org.). Bakhtinian pedagogy: opportunities and challenges for research, policy, and practice in education across the globe. New York: Peter Lang Publishers, 2011. p. 21-46.

MEGALE, Antoniera; LIBERALI, Fernanda. Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada. Raído, Dourados, v. 10, n. 23, p. 9-24, 2016.

MIGNOLO, Walter D. Delinking: the rhetoric of modernity, the logic of coloniality and the grammar of de-coloniality. Cultural Studies, London, v. 21, n. 2, p. 449-514, 2007.

MIGNOLO, Walter D. Epistemic disobedience, independent thought and de-colonial freedom. Theory, Culture & Society, Los Angeles, v. 26, n. 7, p. 1-23, 2009.

MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine E. Introduction. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018. p. 1-12.

MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.

MINISTRO da educação defende que universidade seja para poucos. G1, São Paulo, 10 aug. 2021. Retrieved from: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml. Accessed on: 1 sept. 2021.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2: sobre vivências, piolhos e afetos: roda de conversa com educadores. Lorena: UK’A Editorial, 2017.

NILSSON, Peter. A snowball sampling approach for studying digital minority languages. 2014. 38 f. Thesis (Education Graduate Program) - Swarthmore College, Swarthmore, 2014.

PENNYCOOK, Alastair. Critical moments in a TESOL praxicum. In. NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen (ed.). Critical pedagogies and language learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004. p. 327-346.

PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira; SILVESTRE, Viviane Pires Viana. "Speaking properly": language conceptions problematized in english lesson of an undergraduate teacher education course in Brazil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 71, n. 3, p. 81-98, 2018.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO, 2005. p. 107-130.

QUIJANO, Anibal. Coloniality of power and eurocentrism in Latin America. International Sociology, London, v. 15, n. 2, p. 215-232, 2000.
REZENDE, Tânia Ferreira. A semiótica dos corpos na literatura goiana: o corpo negro de Leodegária de Jesus. Revista Plurais, Anápolis, v. 8, n. 1, p. 131-159, 2018.

RIBEIRO sobre crianças deficientes nas escolas: ‘não queremos inclusivismo’. UOL, São Paulo, 24 aug. 2021. Retrieved from: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/08/24/milton-ribeiro-ministro-da-educacao-fala-criancas-deficiencia.htm. Accessed on: 1 Sept. 2021.

ROSA-DA-SILVA, Valéria. Movimentos decoloniais no estágio de língua inglesa: sentidos outros coconstruídos nas vivências em uma escola pública. 2021. 258 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SILVA, Jhuliane Evelyn. Colaboração e formação continuada de professoras: a pedagogia do encontro. 2021. 372 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

STERLING, Scott; WINKE, Paula; GASS, Susan. Training in research ethics among applied linguistics and SLA researchers. In: DE COSTA, Peter (org.). Ethics in applied linguistics research: language researcher narratives. New York: Routledge, 2016. p. 15-27.

TODD, Sharon. Creating transformative spaces in education: facing humanity, facing violence. Philosophical Inquiry in Education, California, v. 23, n, 1, p. 53-61, 2015.

TODD, Sharon. Learning from the other: Levinas, psychoanalysis, and ethical possibilities in education. New York: State University of New York Press, 2003.

VERONELLI, Gabriela. A coalitional approach to theorizing decolonial communication. Hypatia, Cambridge, v. 31, n. 2, p. 404-420, 2016.

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, New York, p. 1024-1054, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A antropologia perspectivista e o método da equivocação controlada. Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste, Cuiabá, v. 5, n. 10, p. 247-264, 2018.

WALSH, Catherine E. Decolonialidade. Projeto Brincadas, 22 apr. 2021. Retrieved from: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=907293056716969. Accessed on: 14 aug. 2021.

WALSH, Catherine E. Decoloniality in/as praxis. In: WALSH, Catherine E.; MIGNOLO, Walter D. On decoloniality: concepts, analytics, and praxis. Durham: Duke University Press, 2018. p. 15-104.

WALSH, Catherine E. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Equador: Abya-Yala, 2017. (Serie Pensamiento Decolonial).

ZEMBYLAS, Michalinos. Toward a decolonial ethics in human rights and peace education. International Journal of Human Rights Education, San Francisco, v. 4, n. 1, p. 1-31, 2020.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

EGIDO, A. A.; BROSSI, G. Dilemas éticos em salas de aula de línguas: questionando otherwise. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 164–182, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p164. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44905. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos