Dilemas éticos em salas de aula de línguas: questionando otherwise

Autores

  • Alex Alves Egido Doutorando/Universidade Estadual de Londrina
  • Giuliana Brossi Professora efetiva/Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p164

Palavras-chave:

Educação Linguística. Decolonialidade. Ética levinasiana.

Resumo

Formadores(as) de professores(as) de línguas percebem que os (as) recém graduados(as) chegam ao final da licenciatura com questionamentos cujas possíveis respostas podem surgir à medida que eles e elas vivenciam a profissão no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que outros questionamentos serão elaborados, e tantos outros nunca serão completamente respondidos. Nesse sentido, Arthur, o personagem com quem o autor e a autora dialogam, é a personificação de todos(as) professores(as) de línguas. Ao reconhecer que o contexto de sala de aula não apresenta dilemas solúveis em tons de branco e preto, e sim numa paleta em escalas de cinza, o autor e a autora lançam mão das perspectivas decoloniais (MIGNOLO, 2007, 2009, 2018; PESSOA; BORELLI; SILVESTRE, 2018; ROSA-DA-SILVA, 2021; WALSH, 2017, 2018, 2021), e da ética levinasiana (LARGE, 2015; LÉVINAS, 2010, 2020; TODD, 2003, 2015) para analisarem três respostas de professores(as) de línguas a dois dilemas éticos baseados nas experiências de sala de aula, que é uma versão resumida de uma pesquisa mais ampla (EGIDO, 2020b). À medida que a análise é conduzida, algumas questões são propostas para Arthur e para os(as) leitores(as). Embora não seja uma tarefa fácil, é necessário que tornemos nossas salas de aula em espaços seguros onde estudantes possam compartilhar as lutas que enfrentam.

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Biografia do Autor

Alex Alves Egido, Doutorando/Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, com período sanduíche na Michigan State University (EUA).

Giuliana Brossi, Professora efetiva/Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Inhumas.

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

EGIDO, Alex Alves; BROSSI, Giuliana. Dilemas éticos em salas de aula de línguas: questionando otherwise. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 164–182, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p164. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44905. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos