Como os estudantes em mobilidade ERASMUS na Universidade de Aveiro percebem as variedades do português?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p25

Palavras-chave:

Percepções linguísticas. Variedades do português. Português como Língua Estrangeira

Resumo

Os estudantes em mobilidade na Universidade de Aveiro cursam pelo menos uma disciplina de Português como Língua Estrangeira durante o período de intercâmbio. Mesmo que a variedade ensinada seja a variedade europeia, esses alunos têm contato com outras variedades do português. Este trabalho investigou quais são as atitudes e percepções linguísticas desses alunos em relação a variedade brasileira e europeia. Para que isso fosse possível, elaboramos um teste de atitude e percepção linguística, com base na teoria variacionista, e aplicamos através da plataforma Google Forms. Os níveis linguísticos mais suscetíveis à avaliação dos estudantes foram o fonológico, lexical e monitoramento estilístico (grau de formalidade).  As expressões avaliativas associadas mais frequentemente à variedade brasileira foram “mais fácil”, “mais clara” e “mais suave” e as expressões mais frequentemente associadas à variedade europeia foram “mais difícil”, “menos clara” e “mais formal”. Além disso, os estudantes expressaram consciência acerca da variedade linguística e não demonstraram atitudes e avaliações com preconceito linguístico.

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Biografia do Autor

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Araraquara. Professora Associada da UFTM-Uberaba.

Velúnia Tristão de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Letras - Português/Inglês na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

BARBOSA, Juliana Bertucci; FREITAS, Velúnia Tristão de. Como os estudantes em mobilidade ERASMUS na Universidade de Aveiro percebem as variedades do português?. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 25–46, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44672. Acesso em: 4 nov. 2024.