Os direcionamentos teórico-metodológicos para formação inicial do professor de PLE na Universidade Federal da Bahia UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p131

Palavras-chave:

Direcionamentos teórico-metodológicos. Formação em PLE. UFBA.

Resumo

As Universidades públicas brasileiras ainda enfrentam uma escassa prática de formação docente quando se trata da área de Português Língua Estrangeira\Segunda Língua (PLE\PL2), desta forma, este trabalho objetiva apresentar os direcionamentos teórico-metodológicos utilizados na formação do professor de PLE na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em um primeiro momento, o professor em formação é convidado a utilizar os preceitos estabelecidos por Schön (2000) para estar constantemente (re)pensando sua prática docente. Em seguida, relacionando-o com as ideias propostas por Clark (2000), Antunes (2009) e Mendes (2012), o professor é capaz de elaborar atividades que cumpram os propósitos linguísticos do curso de PLE, esse movimento de elaboração é embasado por Silva e Leurquin (2014). Tendo esse cenário como pano de fundo, relatamos aqui algumas das atividades que foram desenvolvidas e aplicadas pelo professor em formação durante sua atuação no NUPEL, UFBA. Por fim, refletimos sobre suas consequências tanto para o ensino em PLE quanto para a formação dos professores na área.

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Biografia do Autor

Nathan Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Iracema Luiza de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Sciences du Langage - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Professora titular da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

QUEIROZ, N.; SOUZA, I. L. de. Os direcionamentos teórico-metodológicos para formação inicial do professor de PLE na Universidade Federal da Bahia UFBA. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 131–150, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44661. Acesso em: 20 maio. 2024.