Formação de professores de inglês no Pibid: um mapeamento de estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p221

Palavras-chave:

Pibid-Inglês, Mapeamento de estudos, Formação de professores.

Resumo

Tendo como foco o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), este artigo tem como objetivo geral realizar um levantamento de estudos recentes, desenvolvidos entre 2014 a 2018, que tratam da formação de professores de língua inglesa no referido contexto. De modo específico, o trabalho visa compreender quais são os avanços e as lacunas do conjunto de estudos levantado. As pesquisas foram realizadas no Google Acadêmico e no portal de dissertações e teses da Capes. Ademais, foi analisada a coletânea de El Kadri et al. (2018). Os 37 trabalhos selecionados foram classificados conforme seus
focos investigativos, metodologia e participantes da pesquisa; além dos resultados alcançados. Evidenciou-se um foco de investigação mais predominante na formação docente inicial, com os alunos de graduação participantes do programa. As pesquisas qualitativas se sobressaíram, com o emprego de diferentes instrumentos para coleta/geração de dados. Alguns dos resultados mostraram a ressignificação de identidades e relações por parte dos pibidianos; outros apresentaram o Pibid como um lugar de experienciar práticas alternativas. Como pontos ainda a serem explorados, destacamos a formação docente continuada de supervisores e coordenadores no âmbito do programa; um acompanhamento dos egressos e a articulação do estágio com o Pibid.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE-UEM).

Anna Augusta Cazeloto Ioris, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Possui graduação em Letras Português-Inglês (2002), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunta do curso de Letras e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ALENCAR, Edvonete Souza; ALMOULOUD, Saddo Ag. A metodologia de pesquisa, a metassíntese qualitativa. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 204-220, set./dez. 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/%20view/9731. Acesso em: 8 nov. 2020.

ARAUJO, Paula Serralha. Crenças e experiências de professores no Pibid de língua inglesa: interação e ressignificação. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

BALADELI, Ana Paula D. Identity narratives of English teachers: the legacys of Pibid. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.

BALADELI, Ana Paula D.; VON BORSTEL, Clarice Nadir; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 1, p. 207-227, jun.
2016.

BALADELI, Ana Paula Domingos. A tessitura das identidades profissionais de professores no contexto do PIBID – inglês. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 163-195.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital no 7. 2018. Disponível
em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/120318-edital-0631954-
edital-capes-07-2018-pibid-retificado-pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Desenvolvimento profissional de professores de inglês: a percepção de si e do outro. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 133-162.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Identidades profissionais docentes e relações sociais no Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 190-200. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.

DENARDI, Didiê Ceni. Subprojeto PIBID: extensão universitária para a formação de professores de língua inglesa. Extramuros, Petrolina, v. 2, n. 2, p. 86-101, jul./dez.
2014. Disponível em:
http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/457/229. Acesso em: 6 jul. 2020.

EL KADRI, Michele Salles. Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do Pibid. Revista Edapeci, São Cristovão, v. 15, n. 1, p. 102-116, jan./abril 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3707. Acesso
em: 6 jul. 2020.

EL KADRI, Michele Salles. Understanding teacher identities in a local interpretation of PIBID: implementing {coteaching / cogenerative dialogue}. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 109-131.

EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018.

FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Resistência e mudança na práxis colaborativa do Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS -CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 417-428. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf.
Acesso em: 6 jul. 2020.

GAFFURI, P. PIBID – Inglês/UEL: ressignificando o espaço da formação inicial e contínua de professores. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 19-46.

GIMENEZ, Telma. Formação de professores de línguas no Brasil: avanços e desafios. In: SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Kleber Aparecido (org.). Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 41-54.

HIBARINO, Denise Akemi. Co-formação, conflitos e negociações no PIBID-INGLÊS UFPR. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 16-31, jun. 2015. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/37557/25493. Acesso em: 6 jul. 2020.

JORDÃO, C. M. Prefácio - mais um. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski. (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 7-11.

JUSTINA, O. D. O papel da supervisora de área na coformação por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): língua inglesa. 2016.176 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2016.

KAUST, Ana Maria; PAIZAN, Delfina Cristina. O impacto do Pibid na formação das competências dos futuros professores de língua inglesa. In: RIBEIRO, Dulcyene Maria; CONTERNO, Solange de Fátima Reis; MARTELLI, Andréa Cristina; STRIEDER, Dulce Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della (org.) Trajetórias de iniciação à docência no Pibid. Toledo: Indicto Editora, 2017. p. 129-139. Disponível em:
http://indicto.com.br/site/uploads/rar/722899fd90119a120b133076ce3c912b.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

LANFERDINI, Priscila Azevedo Fonseca; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Pibidianos confrontados com a própria prática: reflexões emergentes em uma sessão de autoconfrontação simples. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 75-107.

LOPES, Cristiane Rosa; SOUZA, Maria Izeldes Alves; CRUZ, Ana Clécia Dias; PEREIRA, Brenda Barbosa; QUEIROS, George Breno dos Santos; SILVA, Jullyane Prado Amaral; CARMO, Milton Cássio Andrade; JESUS, Vanessa Pereira. Proposta do Pibid Letras- Inglês da UEG de Campos Belos para o aprimoramento da formação de professores/as e da qualidade do ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 1., 2014, Pirenópolis. Anais [...] Pirenópolis: Universidade Estadual de Goiás, 2014. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9693. Acesso em: 6 jul. 2020.

MAIA, Angélica Araújo de Melo. Leituras do mundo da escola de professores de inglês em formação dentro de um projeto Pibid: desvendando complexidades e desenhando possibilidades de ação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 235-244. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.

MATEUS, Elaine; FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Deliberação e formação crítico-colaborativa de professores/as. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 37-56. Disponível em:
https://openaccess.blucher.com.br/article-details/02-20650. Acesso em: 6 jul. 2020.

MOTTA, Ana Luiza Artiaga R.; SILVA, Valdir. Os efeitos do Pibid na formação de alunos da área da linguagem: uma reflexão amparada nas práticas de Estágio Supervisionado. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 145-159, 2014.

MULIK, Katia Bruginski. Diário de bordo on-line como ferramentas de reflexão: um estudo com os participantes do PIBID – Inglês da UFPR. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 47-74.

MULIK, Katia Bruginski. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

NERES, Fernanda Passos da Trindade Jorge. O PIBID como espaço para o desenvolvimento da autonomia de professores de língua inglesa em formação inicial. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

PETRECHE, Célia Regina Capellini; SILVA, Emanuele Cricia Oliveira. Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente. Revista Claraboia, Jacarezinho, v. 10, p. 183-206, jul./dez. 2018. Disponível em:
http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1400/pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

REICHMANN, Carla Lynn; MORAIS, Daniel Sousa. Um estudo sobre dizeres de licenciandos cotistas no Pibid: ‘três lanches, professora?’. The Especialist, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 1-19, jul. 2018. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/37168. Acesso em: 6 jul. 2020.

REIS, Mary Soares Almeida; SABOTA, Barbra. O uso da ferramenta Vodcast e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma contribuição dos professores em formação no Pibid. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO CCSEH, 1., 2015, Anápolis. Anais [...]. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2015.p. 1-5. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/article/view/6528. Acesso em: 7 jul. 2020.

REIS, Valdeni da Silva; PAULA, Guilherme Fonseca; GÓES, Lara do Nascimento; LIMA, Sueli Alves Oliveira. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino de língua inglesa: análise das expectativas e anseios de duas professoras e seus alunos ao receber o Pibid em sua sala de aula. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014a. p. 282 - 289. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.

REIS, Valdeni da Silva; ROCHA, Ana Maria Santos; ÁVILA, Isabel Cristina Otone; ARAÙJO, Julien Valéry Melo; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; PAULA, Guilherme Fonseca; PEREIRA, Iza Carla; GOÉS, Lara do Nascimento. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino da língua inglesa: a implementação do Pibid em duas escolas do vale do Jequitinhonha. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014b. p. 272 - 281. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.

ROCHA, Ana Maria Santos; PEREIRA, Iza Carla; REIS, Marina Lopes Rocha; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; DIAS, Suely Aparecida; REIS, VALDENI DA Silva. A formação inicial do graduando em Letras a partir de sua atuação no Pibid: deslocamentos identitários, representações e o outro lado da moeda. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 9-17.
Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.

ROCHA, Nildicéia Aparecida. Projeto pontes PIBID letras: ações e reflexões sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1074-1084 Disponível em:
http://hdl.handle.net/11449/141719. Acesso em: 6 jul. 2020.

ROMERO, Tania Regina S. Pibid: prós, contras e (e)feitos. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 57-76. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-20651. Acesso em: 6 jul. 2020.

RORRATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira. O ensino colaborativo e a prática do PIBID. Intercâmbio: revista do programa de estudos pós-graduados em linguística aplicada e estudos da linguagem, São Paulo, v. 29, p. 169-185, out. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/20965. Acesso em: 6 jul. 2020.

ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. O trabalho de licenciandos em alemão e inglês no Pibid: a construção da prática docente a partir das crenças de alunos do ensino médio sobre língua e cultura estrangeira. Revista
Horizontes da Linguística Aplicada, Brasília, v. 13, n. 1, p. 159-179, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125207. Acesso em: 6 jul. 2020.

SILVA, Themis Rondão da Costa. Um olhar situado sobre a ecologia de saberes no PIBID: multiletramento e formação de professores de língua inglesa. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Construção colaborativa de um plano de aula de inglês em um contexto do Pibid: um olhar a partir da perspectiva sociocultural. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 3, p. 641-661, set./dez. 2014. Disponível
em:https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4258/2825. Acesso em: 7 jul. 2020.

TREVISOL, Juliane Regina; LIMA, Regivania Almeida. Pibid inglês: uma experiência significativa de formação continuada. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1.
fev. 2014. Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-
breves/issue/view/1. Acesso em: 6 jul. 2020.

TREVISOL, Juliane Regina; SANTOS, Gisele Moreira; ALVES, Jailda Passos. Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês: uma experiência do Pibid para a formação docente. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1, fev. 2014.
Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-breves/article/view/15/21. Acesso em: 6 jul. 2020.

ZANELLA, Daniela Aparecida Vendramini; CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti. A produção de significados na atividade de formação do Pibid/Uniso de língua inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n.1, p. 113-130, 2015.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

SAMPAIO SILGUEIRO MARDEGAN, B.; CAZELOTO IORIS, A. A.; CABRINI SIMÕES CALVO, L. Formação de professores de inglês no Pibid: um mapeamento de estudos. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 221–238, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p221. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41508. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos