Formação de professores de inglês no Pibid: um mapeamento de estudos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p221Palavras-chave:
Pibid-Inglês, Mapeamento de estudos, Formação de professores.Resumo
Tendo como foco o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), este artigo tem como objetivo geral realizar um levantamento de estudos recentes, desenvolvidos entre 2014 a 2018, que tratam da formação de professores de língua inglesa no referido contexto. De modo específico, o trabalho visa compreender quais são os avanços e as lacunas do conjunto de estudos levantado. As pesquisas foram realizadas no Google Acadêmico e no portal de dissertações e teses da Capes. Ademais, foi analisada a coletânea de El Kadri et al. (2018). Os 37 trabalhos selecionados foram classificados conforme seus
focos investigativos, metodologia e participantes da pesquisa; além dos resultados alcançados. Evidenciou-se um foco de investigação mais predominante na formação docente inicial, com os alunos de graduação participantes do programa. As pesquisas qualitativas se sobressaíram, com o emprego de diferentes instrumentos para coleta/geração de dados. Alguns dos resultados mostraram a ressignificação de identidades e relações por parte dos pibidianos; outros apresentaram o Pibid como um lugar de experienciar práticas alternativas. Como pontos ainda a serem explorados, destacamos a formação docente continuada de supervisores e coordenadores no âmbito do programa; um acompanhamento dos egressos e a articulação do estágio com o Pibid.
Downloads
Referências
ARAUJO, Paula Serralha. Crenças e experiências de professores no Pibid de língua inglesa: interação e ressignificação. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
BALADELI, Ana Paula D. Identity narratives of English teachers: the legacys of Pibid. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
BALADELI, Ana Paula D.; VON BORSTEL, Clarice Nadir; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 1, p. 207-227, jun.
2016.
BALADELI, Ana Paula Domingos. A tessitura das identidades profissionais de professores no contexto do PIBID – inglês. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 163-195.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital no 7. 2018. Disponível
em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/120318-edital-0631954-
edital-capes-07-2018-pibid-retificado-pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Desenvolvimento profissional de professores de inglês: a percepção de si e do outro. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 133-162.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Identidades profissionais docentes e relações sociais no Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 190-200. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
DENARDI, Didiê Ceni. Subprojeto PIBID: extensão universitária para a formação de professores de língua inglesa. Extramuros, Petrolina, v. 2, n. 2, p. 86-101, jul./dez.
2014. Disponível em:
http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/457/229. Acesso em: 6 jul. 2020.
EL KADRI, Michele Salles. Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do Pibid. Revista Edapeci, São Cristovão, v. 15, n. 1, p. 102-116, jan./abril 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3707. Acesso
em: 6 jul. 2020.
EL KADRI, Michele Salles. Understanding teacher identities in a local interpretation of PIBID: implementing {coteaching / cogenerative dialogue}. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 109-131.
EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018.
FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Resistência e mudança na práxis colaborativa do Pibid. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS -CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 417-428. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf.
Acesso em: 6 jul. 2020.
GAFFURI, P. PIBID – Inglês/UEL: ressignificando o espaço da formação inicial e contínua de professores. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 19-46.
GIMENEZ, Telma. Formação de professores de línguas no Brasil: avanços e desafios. In: SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Kleber Aparecido (org.). Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 41-54.
HIBARINO, Denise Akemi. Co-formação, conflitos e negociações no PIBID-INGLÊS UFPR. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 16-31, jun. 2015. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/37557/25493. Acesso em: 6 jul. 2020.
JORDÃO, C. M. Prefácio - mais um. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski. (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 7-11.
JUSTINA, O. D. O papel da supervisora de área na coformação por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): língua inglesa. 2016.176 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2016.
KAUST, Ana Maria; PAIZAN, Delfina Cristina. O impacto do Pibid na formação das competências dos futuros professores de língua inglesa. In: RIBEIRO, Dulcyene Maria; CONTERNO, Solange de Fátima Reis; MARTELLI, Andréa Cristina; STRIEDER, Dulce Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della (org.) Trajetórias de iniciação à docência no Pibid. Toledo: Indicto Editora, 2017. p. 129-139. Disponível em:
http://indicto.com.br/site/uploads/rar/722899fd90119a120b133076ce3c912b.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
LANFERDINI, Priscila Azevedo Fonseca; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Pibidianos confrontados com a própria prática: reflexões emergentes em uma sessão de autoconfrontação simples. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 75-107.
LOPES, Cristiane Rosa; SOUZA, Maria Izeldes Alves; CRUZ, Ana Clécia Dias; PEREIRA, Brenda Barbosa; QUEIROS, George Breno dos Santos; SILVA, Jullyane Prado Amaral; CARMO, Milton Cássio Andrade; JESUS, Vanessa Pereira. Proposta do Pibid Letras- Inglês da UEG de Campos Belos para o aprimoramento da formação de professores/as e da qualidade do ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 1., 2014, Pirenópolis. Anais [...] Pirenópolis: Universidade Estadual de Goiás, 2014. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9693. Acesso em: 6 jul. 2020.
MAIA, Angélica Araújo de Melo. Leituras do mundo da escola de professores de inglês em formação dentro de um projeto Pibid: desvendando complexidades e desenhando possibilidades de ação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 235-244. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
MATEUS, Elaine; FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Deliberação e formação crítico-colaborativa de professores/as. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 37-56. Disponível em:
https://openaccess.blucher.com.br/article-details/02-20650. Acesso em: 6 jul. 2020.
MOTTA, Ana Luiza Artiaga R.; SILVA, Valdir. Os efeitos do Pibid na formação de alunos da área da linguagem: uma reflexão amparada nas práticas de Estágio Supervisionado. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 145-159, 2014.
MULIK, Katia Bruginski. Diário de bordo on-line como ferramentas de reflexão: um estudo com os participantes do PIBID – Inglês da UFPR. In: EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; MULIK, Katia Bruginski (org.). A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 47-74.
MULIK, Katia Bruginski. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
NERES, Fernanda Passos da Trindade Jorge. O PIBID como espaço para o desenvolvimento da autonomia de professores de língua inglesa em formação inicial. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; SILVA, Emanuele Cricia Oliveira. Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente. Revista Claraboia, Jacarezinho, v. 10, p. 183-206, jul./dez. 2018. Disponível em:
http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1400/pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
REICHMANN, Carla Lynn; MORAIS, Daniel Sousa. Um estudo sobre dizeres de licenciandos cotistas no Pibid: ‘três lanches, professora?’. The Especialist, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 1-19, jul. 2018. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/37168. Acesso em: 6 jul. 2020.
REIS, Mary Soares Almeida; SABOTA, Barbra. O uso da ferramenta Vodcast e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma contribuição dos professores em formação no Pibid. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO CCSEH, 1., 2015, Anápolis. Anais [...]. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2015.p. 1-5. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/article/view/6528. Acesso em: 7 jul. 2020.
REIS, Valdeni da Silva; PAULA, Guilherme Fonseca; GÓES, Lara do Nascimento; LIMA, Sueli Alves Oliveira. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino de língua inglesa: análise das expectativas e anseios de duas professoras e seus alunos ao receber o Pibid em sua sala de aula. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014a. p. 282 - 289. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
REIS, Valdeni da Silva; ROCHA, Ana Maria Santos; ÁVILA, Isabel Cristina Otone; ARAÙJO, Julien Valéry Melo; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; PAULA, Guilherme Fonseca; PEREIRA, Iza Carla; GOÉS, Lara do Nascimento. Não só de verbo to be sobre(vive) o ensino da língua inglesa: a implementação do Pibid em duas escolas do vale do Jequitinhonha. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014b. p. 272 - 281. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROCHA, Ana Maria Santos; PEREIRA, Iza Carla; REIS, Marina Lopes Rocha; FERNANDES, Renan Felipe dos Santos; DIAS, Suely Aparecida; REIS, VALDENI DA Silva. A formação inicial do graduando em Letras a partir de sua atuação no Pibid: deslocamentos identitários, representações e o outro lado da moeda. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - CLAFPL, 5., 2014. Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 9-17.
Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/475/o/vclafpl_anais.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROCHA, Nildicéia Aparecida. Projeto pontes PIBID letras: ações e reflexões sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1074-1084 Disponível em:
http://hdl.handle.net/11449/141719. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROMERO, Tania Regina S. Pibid: prós, contras e (e)feitos. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 57-76. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-20651. Acesso em: 6 jul. 2020.
RORRATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira. O ensino colaborativo e a prática do PIBID. Intercâmbio: revista do programa de estudos pós-graduados em linguística aplicada e estudos da linguagem, São Paulo, v. 29, p. 169-185, out. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/20965. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. O trabalho de licenciandos em alemão e inglês no Pibid: a construção da prática docente a partir das crenças de alunos do ensino médio sobre língua e cultura estrangeira. Revista
Horizontes da Linguística Aplicada, Brasília, v. 13, n. 1, p. 159-179, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125207. Acesso em: 6 jul. 2020.
SILVA, Themis Rondão da Costa. Um olhar situado sobre a ecologia de saberes no PIBID: multiletramento e formação de professores de língua inglesa. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Construção colaborativa de um plano de aula de inglês em um contexto do Pibid: um olhar a partir da perspectiva sociocultural. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 3, p. 641-661, set./dez. 2014. Disponível
em:https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4258/2825. Acesso em: 7 jul. 2020.
TREVISOL, Juliane Regina; LIMA, Regivania Almeida. Pibid inglês: uma experiência significativa de formação continuada. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1.
fev. 2014. Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-
breves/issue/view/1. Acesso em: 6 jul. 2020.
TREVISOL, Juliane Regina; SANTOS, Gisele Moreira; ALVES, Jailda Passos. Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês: uma experiência do Pibid para a formação docente. Revista Eletrônica Falas Breves, Breves, v. 1, n. 1, fev. 2014.
Disponível em: http://www.falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-breves/article/view/15/21. Acesso em: 6 jul. 2020.
ZANELLA, Daniela Aparecida Vendramini; CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti. A produção de significados na atividade de formação do Pibid/Uniso de língua inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n.1, p. 113-130, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.