Dia Internacional da Mulher: aspectos ideológico-argumentativos no discurso do primeiro ano de mandato de Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p203Palavras-chave:
Discurso, Ideologia, Discurso político, Seleção lexical, Dia Internacional da Mulher.Resumo
A interpretação de enunciados é inerente à linguagem, verbal ou não verbal; o texto se constitui como a ferramenta que alça o discurso, e é consenso entre estudiosos das áreas que se dedicam a estudá-lo, que não existe discurso neutro. Logo, o discurso é a materialização de posicionamentos do sujeito, construídos a partir de sua interpelação por ideologias distintas, dentro de um determinado momento sócio-histórico. O discurso político, especificamente, traz em si a particularidade de possibilitar que o enunciador utilize uma diversidade de cenografias (MAINGUENEAU, 2005) para se dirigir a sua audiência. Sendo assim, através de revisão bibliográfica, este trabalho visa a analisar aspectos ideológico-argumentativos no discurso do presidente Jair Bolsonaro, em virtude da comemoração do Dia Internacional da Mulher em 2019, a fim de tecer considerações sobre a ideologia que rege seus posicionamentos e sobre o papel da seleção lexical em sua difusão. A análise indicou que a formação do presidente está enraizada em princípios cristãos, que produzem o efeito de sentido de que o papel fundamental da mulher é auxiliar o homem e edificar o lar. Nesse sentido, a seleção lexical se constitui como ferramenta que materializa posicionamentos oriundos dessa ideologia, rompendo, portanto, com qualquer suposta neutralidade do discurso. As palavras foram empregadas com sentido valorativo, a fim de enaltecer o papel da mulher como auxiliadora, tanto na sociedade quanto na família. A seleção lexical, como um todo, foi utilizada de maneira a buscar a diminuição do nível de formalidade e, consequentemente, aproximar o enunciador de sua audiência.Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. L’Enonciation: de la subjectivité dans le langage. Paris: Armand Colin, 1980.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1987.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LAPA, Manoel Rodrigues. Estilística da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto: 2005. p. 69-92.
OLIVEIRA, Esther Gomes. Aspectos ideológico-argumentativos em um conto de Judith Grossmann. In: OLIVEIRA, Esther Gomes de; SILVA, Suzete. (org.). Semântica e estilística: dimensões atuais do significado e do estilo. Homenagem a Nilce Sant'Anna Martins. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 177-197.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes Editores, 2001.
PASSARINHO, Nathalia; CALGARO, Fernanda. Por aclamação, PMDB oficializa rompimento com governo Dilma. G1, Brasília, 29 mar. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/por-aclamacao-pmdb-oficializa-rompimento-com-
governo-dilma.html. Acesso em: 25 jan. 2020.
ROTHWELL, James. Brazilian president Michel Temer attacked for praising housekeeping skills in International Women's Day speech. The Telegraph, [s. l.], 9 mar. 2017. Disponível em:
https://www.telegraph.co.uk/news/2017/03/09/brazilian-president-michel-temer-attacked-
praising-housekeeping/. Acesso em: 25 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.