O inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p43

Palavras-chave:

Língua inglesa, Sociolinguística, Inglês vernacular afro-americano

Resumo

Neste estudo abordamos questões relativas ao inglês vernacular afro-americano e suas implicações sociolinguísticas. A problemática levantada aqui refere-se ao cenário encontrado em muitas salas de aulas de escolas públicas regulares daquele país, nas quais diferentes etnias com diferentes línguas são atendidas por professores que, muitas vezes, se sentem desorientados quanto à forma de abordar tal multiplicidade. Nosso foco principal é a variedade do inglês vernacular afro-americano (IVAA) ou African American Vernacular English (AAVE). Estudos desenvolvidos desde a década se 1970, sobretudo os de Labov (1972, 2008), são até hoje discutidos, pois a situação dos falantes do IVAA parece ainda causar divergências entre os acadêmicos que pesquisam o assunto. A grande questão aqui é como conciliar a variante do IVAA com o ensino de inglês padrão/culto preconizado em sala de aula. No Brasil, encontramos situação semelhante quando nos referimos ao tratamento dado aos falantes da variedade rural (BORTONI-RICARDO, 2011). Além dos aspectos sócio-histórico-culturais sobre o ensino-aprendizagem de inglês aos afrodescendentes norte-americanos, apresentamos também os aspectos sintáticos causadores de divergências entre o inglês padrão/culto e o inglês vernacular afro-americano. Documentos oficiais americanos como o “Bilingual Education Act” (1968) e órgãos como o “National Council of Teachers of English” (2008) estão em consonância com pesquisadores como Labov (2008) e Pullum (1999) que reafirmam a necessidade de conscientizar o professorado sobre as questões sociolinguísticas envolvidas e alertam para o respeito e a aceitação de variantes não-padrão em sala de aula.

Biografia do Autor

Alexandre Stein, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. Tradução de Stella Maris Bortoni-Ricardo, Maria do Rosário Rocha Caxangá. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemo na escola e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

CRISTÓFARO-SILVA, Thais. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LABOV, William. The logic of non-standard English. In: LABOV, William. English in the inner city: studies of black English vernacular. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press, 1972.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF ENGLISH - NCTE. English language learners: a policy research brief. 2008. Disponível em: http://www.ncte.org. Acesso em: 23 mar. 2019.

PULLUM, Geoffrey K. African American vernacular English is not standard English with mistakes. In: WHEELER, Rebecca S. (ed.). The workings of language: from prescriptions to perspectives. Westport, CT: Praeger, 1999, p. 39-58.

RICKFORD, John R. What is ebonics? (African American Vernacular English). Washington, DC: The Linguistic Society of America, [2003?]. Disponível em: http://www.linguisticsociety.org/content/what-ebonics-african-american-english. Acesso em: 23 mar. 2019.

SAMSON, Jennifer F.; COLLINS, Brian A. Preparing all teachers to meet the needs of English language learners: applying research to policy and practice for teacher effectiveness. Washington, DC: Center for American Progress, 2012. Disponível em: www.americanprogress.org. Acesso em: 23 mar. 2019.

SOARES, Magda. O fracasso da/na escola. In: SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 8-17.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

STEIN, Alexandre. O inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 43–58, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36407. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)