Maluco, louco, pirado: as dificuldades de resposta no questionário do ALiB para a lexia doido e o papel do inquiridor

Autores

  • Vanessa Lini Dalto Universidade Estadual de Londrina -UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p243

Palavras-chave:

Atlas linguístico, Questionário, Inquiridor

Resumo

A Geolinguística brasileira tem alcançado inúmeros avanços nas últimas décadas. Entre as conquistas desta área destaca-se o Projeto ALiB – Atlas linguístico do Brasil (CARDOSO et al, 2014), obra que descreve a realidade linguística do país. Baseando-se neste grandioso trabalho, o presente estudo pretende analisar entrevistas do Projeto ALIB, no que tange à Região Sudeste do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte), quanto às dificuldades enfrentadas pelo inquiridor ao aplicar o questionário fonético-fonológico (QFF). Para tanto, selecionaram-se 32 entrevistas, referentes à questão de número 138, que procura investigar as variações fonéticas para a lexia “doido”. Por se tratar de uma questão que apresenta dificuldade na obtenção da resposta, busca-se com a análise do corpus, observar o papel do inquiridor na recolha de dados completos e adequados para os fins almejados.

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Biografia do Autor

Vanessa Lini Dalto, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e Doutoranda pelo mesmo programa.

Referências

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

DALTO, Vanessa Lini. Maluco, louco, pirado: as dificuldades de resposta no questionário do ALiB para a lexia doido e o papel do inquiridor. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 243–259, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos