O Trabalho com neologismos no ensino de espanhol: a linguagem dos pratos gastronômicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p331

Palavras-chave:

Neologismo, Léxico, Gastronomia, Dicionário, Ensino de espanhol

Resumo

As investigações sobre línguas estrangeiras (LE) têm alcançado consideráveis avanços nos últimos anos, principalmente dentro do campo dos estudos sobre as metodologias adequadas para o desenvolvimento das aulas de língua espanhola para estudantes estrangeiros. No entanto, estes estudantes ainda enfrentam várias dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem de uma LE, inclusive na aprendizagem do vocabulário básico da língua estrangeira. Um exemplo disso são as palavras relacionadas à gastronomia, que representam um significativo desafio para o aprendiz não nativo, pois neste campo lexical se encontra uma grande variedade de nomes de pratos que, muitas vezes, se tratam de neologismos, isto é, denominações distintas para um conceito já conhecido, uma vez que já existe uma denominação anterior com uma motivação primária (SAGER, 1993). Nesse sentido, nosso objetivo é analisar os neologismos encontrados em menus gastronômicos de restaurantes e comprovar se estão contemplados nos dicionários analisados y como estão classificados. Portanto, neste estudo, comprovamos, através de alguns verbetes, que tais dicionários não oferecem aos seus usuários os neologismos existentes.

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Biografia do Autor

Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutorando em Traducción y Ciencias del Lenguaje na Universitat Pompeu Fabra (UPF). Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Lucimara Alves Costa, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Chile.

Doutora em Linguística pela la Universidade Estadual Paulista (UNPES/IBILCE- Brasil) e pela Universitat Pompeu Fabra (UPF). Professsora de PortuguÊs para estrangeiros na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Chile.

Fabiana da Silva França, Universidade Federal de Campina Grande.

Doutora pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecária da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

MOREIRA, Glauber Lima; COSTA, Lucimara Alves; FRANÇA, Fabiana da Silva. O Trabalho com neologismos no ensino de espanhol: a linguagem dos pratos gastronômicos. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 331–355, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p331. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/30196. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos