“Ter ou não ter? eis a questão!” Crenças de alunos de secretariado executivo sobre o sotaque do falante nativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p95

Palavras-chave:

Crenças, Sotaques, Falante Nativo, Falante Estrangeiro, Universitários

Resumo

O presente trabalho analisa as crenças de vinte e um alunos de secretariado executivo sobre o sotaque do falante nativo em uma disciplina de língua inglesa de uma universidade federal localizada em Minas Gerais. As crenças foram levantas a partir de questionários e o mapeamento delas se deu a partir da análise de conteúdo, uma vez que foram categorizadas tematicamente, revelando traços marcantes sobre como os universitários concebem o papel da pronúncia e o sotaque do falante nativo de inglês em sua aprendizagem da nova língua. Os resultados mostram que a pronúncia é vista como um aspecto muito importante para a maioria deles, no entanto, quando comparada com as demais atividades fica em segundo plano, pois para os alunos a oralidade e a compreensão auditiva são os aspectos que eles esperam desenvolver naquela disciplina. O sotaque do falante nativo é considerado como parâmetro da pronúncia correta, o que justifica a maioria do grupo idealizá-lo como objetivo. Os alunos justificam essa crença afirmando que isto será bastante útil para obtenção de empregos e sucesso profissional. O estudo aponta para a necessidade de que alunos e professores reflitam sobre as consequências de suas crenças e que a disciplina de língua inglesa pode ser espaço para essas discussões.

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Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - São José do Rio Preto

Doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP.

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

LIMA, Fernando Silvério de. “Ter ou não ter? eis a questão!” Crenças de alunos de secretariado executivo sobre o sotaque do falante nativo. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 95–121, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29747. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos