O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p123

Palavras-chave:

Livro Didático, Manual do professor, Leitura, Avaliação formativa.

Resumo

Neste artigo, apoiando-nos na abordagem qualitativa de pesquisa, verificamos de que forma as orientações sobre o ensino presentes no Manual do Professor podem viabilizar a avaliação formativa da leitura. Para isso, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida da seleção de dois Manuais do Professor, de livros didáticos do 8º ano, utilizados em escolas públicas de Belém e aprovados no PNLD/2014. Depois, descrevemos os Manuais, observando as discussões teóricas e orientações metodológicas destinadas à leitura e à avaliação e, em seguida, analisamo-los, valendo-nos dos estudos desenvolvidos por Batista (2009) sobre livro didático, por Solé (1998) e Koch e Elias (2014) sobre leitura, por Allal (1986) e Hadji (2011) sobre avaliação formativa e por Condemarín e Medina (2005) e Beserra (2007) sobre avaliação da leitura. Após a reflexão dos Manuais, orientada pelas perguntas de pesquisa, observamos que estes trazem reflexões para o ensino de leitura, sob o viés do cognitivismo e do interacionismo. Em relação à avaliação, verificamos que se assume a concepção formativa de avaliação; no entanto, não são propostos instrumentos e critérios para o professor avaliar a leitura. Com base nos dados, argumentamos que as orientações sobre o ensino e a avaliação da leitura não são suficientes para o professor realizar um trabalho que favoreça o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.

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Biografia do Autor

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, com estágio doutoral na Universidade de Genebra. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará.

Lívia Cristina Virgolino da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará. 

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de; SILVA, Lívia Cristina Virgolino da. O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 123–154, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29502. Acesso em: 4 nov. 2024.

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