O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p123

Palabras clave:

Livro Didático, Manual do professor, Leitura, Avaliação formativa.

Resumen

Neste artigo, apoiando-nos na abordagem qualitativa de pesquisa, verificamos de que forma as orientações sobre o ensino presentes no Manual do Professor podem viabilizar a avaliação formativa da leitura. Para isso, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida da seleção de dois Manuais do Professor, de livros didáticos do 8º ano, utilizados em escolas públicas de Belém e aprovados no PNLD/2014. Depois, descrevemos os Manuais, observando as discussões teóricas e orientações metodológicas destinadas à leitura e à avaliação e, em seguida, analisamo-los, valendo-nos dos estudos desenvolvidos por Batista (2009) sobre livro didático, por Solé (1998) e Koch e Elias (2014) sobre leitura, por Allal (1986) e Hadji (2011) sobre avaliação formativa e por Condemarín e Medina (2005) e Beserra (2007) sobre avaliação da leitura. Após a reflexão dos Manuais, orientada pelas perguntas de pesquisa, observamos que estes trazem reflexões para o ensino de leitura, sob o viés do cognitivismo e do interacionismo. Em relação à avaliação, verificamos que se assume a concepção formativa de avaliação; no entanto, não são propostos instrumentos e critérios para o professor avaliar a leitura. Com base nos dados, argumentamos que as orientações sobre o ensino e a avaliação da leitura não são suficientes para o professor realizar um trabalho que favoreça o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, com estágio doutoral na Universidade de Genebra. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará.

Lívia Cristina Virgolino da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará. 

Citas

BARCELOS, A.M.F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

BARCELOS, A.M.F. What is wrong with a Brazilian accent? Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 2, n.1, p. 7-21, 2003.

BARCELOS, A.M.F. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (Org.). Linguistica Aplicada: Múltiplos Olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 27-69.

CANAGARAJAH, A.S.; WURR, A.J. Multilingual Communication and Language Acquisition: New Research Directions. The Reading Matrix, v.11, n.1, p.1-15, 2011.

CRUZ, N. C. Crenças de graduandos de Inglês Língua Estrangeira sobre a própria pronúncia. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 2., 2007, Florianópolis. p. 360-373.

DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: quantitative, qualitative and mixed methodologies. Oxford: Oxford University Press, 2007. 336p.

GRADDOL, D.The Future of English? A Guide to forecast the popularity of the English Language in the 21st century. London: British Council, 1997. 65p.

GRADDOL, D. English Next. London: British Council, 2006. 128p. HALL, G. Exploring English Language Teaching: Language in Action. New York: Routledge, 2011. 282p.

HARMER, J. The practice of English Language Teaching. 3 rd . ed. Harlow: Pearson Education, 2001.

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.

HARMER, J. English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2007.

KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: a modular model for knowing, analyzing, recognizing, doing and seeing. New York: Routledge, 2012. 132p.

LEV-ARI, S.; KEYSAR, B. Why don't we believe non-native speakers? The influence of accent on credibility. Journal of Experimental Social Psychology, New York, v.46, n.6, p.1093-1096, 2010.

PATTON, M.Q. Qualitative evaluation and research methods. 2 nd ed. Newbury Park, CA: SAGE, 1990. 598p.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1994.

RICHARDS, J.C.; SCHMIDT, R. Longman Dictionary of Language Teaching and Applied Linguistics. 3 rd . ed. London: Pearson Education, 2002. 595p.

SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. London: SAGE, 2009. 223p.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de; SILVA, Lívia Cristina Virgolino da. O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 123–154, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29502. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a