PIBID Inglês no Paraná: crenças e metáforas sobre ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p55Palavras-chave:
PIBID, Inglês, Ensino/aprendizagem de inglês, Formação de professores, Crenças e Metáforas.Resumo
Este artigo apresenta as crenças, expressas ou não por metáforas linguísticas convencionais, sobre os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação inicial e continuada de professores de inglês nos subprojetos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Inglês e acomodá-las dentro de metáforas conceituais reveladas no estudo de Audi et al. (2013). Os dados incluem resumos e resumos expandidos publicados pelos subprojetos PIBID Inglês de seis universidades estaduais do estado do Paraná e da Universidade Federal do Paraná em 2015 e 2016. A geração de dados utilizou os anais dos seguintes eventos acadêmicos: 1? PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, V SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e VI CLAFPL. O referencial teórico que serviu de suporte para a análise foram os estudos sobre crenças de Barcelos (2004, 2007), nos estudos sobre metáforas de Lakoff e Johnson (1980) e no estudo de Audi et al. (2013). A análise corroborou os metáforas do estudo de Audi et al. (2013) e demonstrou a existência de mais duas crenças expressas nas metáforas OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO A REALIDADE e JOGAR E BRINCAR É APRENDER. Estudos como este são importantes, pois demonstram como as crenças influenciam os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores de inglês. Outra contribuição da pesquisa é o mapeamento dos estudos realizados sobre os subprojetos PIBID Inglês que nos últimos anos têm contribuído para a formação inicial e continuada de professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Raquel; GIMENEZ, Telma Nunes. A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à apre’ndizagem de língua estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 10, p. 69-84, 2010.
ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. O papel dos cursos de Letras na formação dos professores de línguas: ontem, hoje e sempre. In: SILVA, Kleber A. Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes Editores, 2010.
ARAÚJO, Denise Rodrigues. Crenças de professores de inglês de escolas públicas sobre o papel do bom aprendiz: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
AUDI, Luciana Cristina da Costa et al. PIBID de Língua Inglesa na UNEB campus X: algumas contribuições na formação docente. In: MATEUS, E. et al. (Org.). Experiências de formação de professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Pontes, 2013.
BARCELOS, Ana Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
BEZERRA, Daniella de Souza et al. (Formadores de) professores em formação: traduzindo ensino-aprendizagem de línguas em metáforas. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 8., 2011, Jataí. Anais... Jataí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2011.
BORG, Michael. Teachers´ beliefs. ELT Journal, Oxford, p. 186-188. 2001.
BORGES, Tatiane Diello et al. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, jan./dez. 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BOWLES, Hein Leornad. Arqueologia da raiva e do entusiasmo: uma abordagem lexical. Ponta Grossa: UEPG, 2005.
BRANCO, Sandra. Meio Ambiente - educação ambiental na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Oficinas aprender fazendo. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm. Acesso em: 5 maio 2017.
CAPES. Pibid: programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2008. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2017. CAPES. Relatórios e dados. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 21 mar. 2016.
CASTRO, Solange Teresinha Ricardo. Formação da competência do futuro professor de inglês. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras. Pelotas: EDUCAT, 2006. p. 7- 32.
COELHO, Hilda Simone Henriques. É possível aprender inglês na escola?: Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
COLLINS cobuild english guides 7: metaphor. London: The University of Birmingham, 1995. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 6., 2016, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.
CONSOLO, Douglas Altamiro. Proficiência oral em língua inglesa (POLI) de professores de inglês como língua estrangeira. Relatório de pesquisa de pósdoutorado. Campinas: UNICAMP, 2003.
COSTA, Marisa Vorraber. Quando o pós-moderno invade a escola: um estudo sobre novos artefatos, identidades e práticas culturais. Projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq. (2004-2007), Universidade de Lisboa, 2004.
DE GRANDE, Paula Bacarat. As metáforas conceituais e o ensino/ aprendizagem de conceitos em um curso de formação continuada. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, jan./jun. 2009.
El KADRI, Michele Salles. English language teachers changing identities in a teaching practicum: PIBID and {Coteaching| Cogenerative Dialogue} as opportunities for professional learning. 2014. 353 fls. Tese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2014.
El KADRI, Michele Salles; ROTH, Wolff-Michael. I Am a Pibidiana": Societal Relations as the Locus of Sustained Development in a Teacher Education Program in Brazil. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 38, n. 5, p. 88-114, 2013.
FELIX, Ademilde. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.
FINARDI, Kyria; DALVI, Maria Amélia. Crenças de professores de línguas sobre a formação inicial e continuada. Gláuks Online, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 113-134, 2013.
FOGAÇA, Francisco Carlos; GIMENEZ, Telma Nunes. Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?. Revista X, Curitiba, v. 2, dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/. Acesso em: 1 jun. 2018.
GAFFURI, Pricila. Rupturas e continuidades na formação de professores: um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBIDInglês/UEL. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
GIMENEZ, Telma Nunes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Criando condições para o dsenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o Centro de Recursos do NAP. In: MATEUS, E.F.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T.. (Org.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, PR: EDUEL, 2009, p. 13-30.
GUSMÃO, Graciene Verdécio de. Análise dos recursos semântico-discursivos de avaliatividade proferidos pelos alunos através de crenças. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, Cáceres, v. 9, n. 1, p. 189-201, 2016.
HALU, Regina Célia. Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (NAP-UFPR). 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
JORDÃO, Clarissa Menezes et al. O PIBID- UFPR nas aulas de inglês: divisor de águas e formador de marés. Campinas: Pontes Editores, 2013.
JORDÃO, Clarissa Menezes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 493-510, 2012.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LARENAS, Claudio Heraldo Díaz; HERNANDEZ, Paola Alarcón; NAVARRETE, Mabel Ortiz. A case study on EFL teachers’ beliefs about the teaching and learning of English in public education. Porta Linguarum: revista internacional de didáctica de las lenguas extranjeras, La Rioja, v. 23, p. 171-186, 2015.
LEFFA, Vilson. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006. v. 1, p. 333-355.
LIMA, Nayra Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. A abordagem comunicativa no processo de aquisição de língua inglesa. Web-Revista Sociodialeto, Campo Grande, v. 3, n. 9, mar. 2013.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MATEUS, Elaine. Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 307-328, 2009.
MELLO, Heloísa Augusta Brito. Funções da alternância de línguas na sala de aula de segunda língua. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 12, n.1, p. 135-164, jan./jun. 2009.
MULIK, Katia Bruginski. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
OLIVEIRA, Ana Paula Gomes. Crenças de uma professora de língua inglesa: o papel do professor e as influências contextuais em foco. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
OLIVEIRA, Anaís Andrea; LOURENÇO, Daiane da Silva. A formação continuada de professores de língua inglesa no paraná: percepções a partir de uma experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, 5., 2015, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2015. PIBIDSUL, PARFOSUL, ENLICSUL: Impacto na formação docente inicial e continuada, 2015, Lages. Anais... Lages: [ s. n.], 2015.
SAKUI, Keiko; GAIES, Stephen. Investigating Japanese learners’ beliefs about language learning. System, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 473-492, 1999.
SANTOS, Deborah Regina Jotta Mendes. Crenças e expressões metafóricas nos discursos e práticas avaliativas de alunos e professores de língua inglesa. In: SAPPIL – ESTUDOS DE LINGUAGEM, 7., 2016, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2016. SARDINHA, Tony Berber. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
TAZÓN VOLPI, Marina. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.
TELLES, João Antônio. O professor de línguas estrangeiras e seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 29-60, 1999.
WALLACE, Michael John. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
WENDEN, Anita. Helping language learners think about learning. ELT Journal, Oxford, v. 40, n. 1, p. 3-12, 1986.
ZAMBONI, Alessandra da Silva Quadros. A formação do professor de língua inglesa: um estudo interpretativo das ementas na formação inicial. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZHENG, He. A review of research on EFL pre-service teachers’ beliefs and practices. Journal of Cambridge Studies, Cambridge, v. 4,n. 1, p. 73-81, Mar. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.