PIBID Inglês no Paraná: crenças e metáforas sobre ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores

Autores

  • Thaisa de Andrade Jamoussi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Werneck Divardin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p55

Palavras-chave:

PIBID, Inglês, Ensino/aprendizagem de inglês, Formação de professores, Crenças e Metáforas.

Resumo

Este artigo apresenta as crenças, expressas ou não por metáforas linguísticas convencionais, sobre os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação inicial e continuada de professores de inglês nos subprojetos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Inglês e acomodá-las dentro de metáforas conceituais reveladas no estudo de Audi et al. (2013). Os dados incluem resumos e resumos expandidos publicados pelos subprojetos PIBID Inglês de seis universidades estaduais do estado do Paraná e da Universidade Federal do Paraná em 2015 e 2016. A geração de dados utilizou os anais dos seguintes eventos acadêmicos: 1? PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, V SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e VI CLAFPL. O referencial teórico que serviu de suporte para a análise foram os estudos sobre crenças de Barcelos (2004, 2007), nos estudos sobre metáforas de Lakoff e Johnson (1980) e no estudo de Audi et al. (2013). A análise corroborou os metáforas do estudo de Audi et al. (2013) e demonstrou a existência de mais duas crenças expressas nas metáforas OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO A REALIDADE e JOGAR E BRINCAR É APRENDER. Estudos como este são importantes, pois demonstram como as crenças influenciam os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores de inglês. Outra contribuição da pesquisa é o mapeamento dos estudos realizados sobre os subprojetos PIBID Inglês que nos últimos anos têm contribuído para a formação inicial e continuada de professores.

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Biografia do Autor

Thaisa de Andrade Jamoussi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, Curso de Letras da UEPG desde 1991. Mestrado e Doutorado pela UFPR.

Gisele Werneck Divardin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa

Professora Doutora Gisele Werneck Divardin da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa.

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

JAMOUSSI, Thaisa de Andrade; DIVARDIN, Gisele Werneck. PIBID Inglês no Paraná: crenças e metáforas sobre ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 55–76, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28950. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos