Pesquisas sobre livros didáticos: o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p333Palavras-chave:
Livro didático, Pesquisas sobre livro didático, Ensino de inglês, Ensino de línguasResumo
O livro didático (LD) é um dos recursos mais utilizados para o ensino de línguas, em especial a Língua Inglesa. Suas vantagens e desvantagens são discutidas por autores como Allwright (1981), Ur (1996), Richards (2002), Harmer (2001, 2007) e Hall (2011). Devido à sua importância e abrangência, esta revisão bibliográfica tem como objetivo mapear os assuntos das publicações sobre LD, apresentando os resultados de uma pesquisa sistemática de artigos nacionais, provenientes de periódicos classificados com Qualis A1 e A2 da área de Letras/Linguística, e internacionais do Portal de Periódicos CAPES/MEC. As publicações foram classificadas nas categorias Análise, Avaliação e Escolha, Design, PNLD, Uso e Outros Assuntos. Para os periódicos nacionais, utilizamos nas buscas as expressões livro didático e material didático e seus plurais. Para as publicações internacionais, usamos os termos em inglês textbook e coursebook e seus plurais. Dos 531 artigos encontrados sobre LD, 322 (61%) são sobre análise do material, 11 (2%) sobre avaliação e escolha, 11 (2%) sobre design, 6 (1%) sobre o PNLD, 158 (30%) foram classificados como outros assuntos e apenas 23 (4%) abordam seu uso em sala de aula como assunto principal, sendo que desses somente 5 (0.9%) utilizam observações/gravações de aulas de ensino de línguas como procedimento metodológico. Os resultados mostram que o uso do LD é pouco pesquisado e reforçam a importância de se estudar o LD em sala de aula, de forma a auxiliar professores a refletirem sobre suas práticas e a usarem o material de forma crítica.Downloads
Referências
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