Pesquisas sobre livros didáticos: o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p333

Palavras-chave:

Livro didático, Pesquisas sobre livro didático, Ensino de inglês, Ensino de línguas

Resumo

O livro didático (LD) é um dos recursos mais utilizados para o ensino de línguas, em especial a Língua Inglesa. Suas vantagens e desvantagens são discutidas por autores como Allwright (1981), Ur (1996), Richards (2002), Harmer (2001, 2007) e Hall (2011). Devido à sua importância e abrangência, esta revisão bibliográfica tem como objetivo mapear os assuntos das publicações sobre LD, apresentando os resultados de uma pesquisa sistemática de artigos nacionais, provenientes de periódicos classificados com Qualis A1 e A2 da área de Letras/Linguística, e internacionais do Portal de Periódicos CAPES/MEC. As publicações foram classificadas nas categorias Análise, Avaliação e Escolha, Design, PNLD, Uso e Outros Assuntos. Para os periódicos nacionais, utilizamos nas buscas as expressões livro didático e material didático e seus plurais. Para as publicações internacionais, usamos os termos em inglês textbook e coursebook e seus plurais. Dos 531 artigos encontrados sobre LD, 322 (61%) são sobre análise do material, 11 (2%) sobre avaliação e escolha, 11 (2%) sobre design, 6 (1%) sobre o PNLD, 158 (30%) foram classificados como outros assuntos e apenas 23 (4%) abordam seu uso em sala de aula como assunto principal, sendo que desses somente 5 (0.9%) utilizam observações/gravações de aulas de ensino de línguas como procedimento metodológico. Os resultados mostram que o uso do LD é pouco pesquisado e reforçam a importância de se estudar o LD em sala de aula, de forma a auxiliar professores a refletirem sobre suas práticas e a usarem o material de forma crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Denise von der Heyde Lamberts, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Referências

ALLWRIGHT, R.L. What do we want teaching materials for? ELT Journal, Oxford, v. 36, n. 1, p. 5-18, 1981.

HALL, Graham. Exploring english language teaching: language in action. Nova York, Routledge, 2011.

HARMER, Jeremy. The practice of english language teaching. Harlow: Pearson Education, 2001.

HARMER, Jeremy. How to teach English. Harlow: Pearson Education, 2007.

LAMBERTS, Denise von der Heyde. O livro didático de língua inglesa em uso: análise de pesquisas e observações de aula no programa idiomas sem fronteiras-inglês. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

NUNAN, David. Language Teaching Methodology: a textbook for teachers. London: Prentice Hall International, 1991.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da linguística aplicada. In. MOITA LOPES, L.P(Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

RICHARDS, Jack. The role of textbooks in a language program. New Routes, n. 17, 2002.

SILVA, Walkyria Magno e. Livros didáticos: fomentadores ou inibidores da autonomização?. In: DIAS, Reinildes; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

TOMLINSON, Brian. Comments on Part C. In: TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 261-264.

UR, Penny. A course in language teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

SARMENTO, Simone; LAMBERTS, Denise von der Heyde. Pesquisas sobre livros didáticos: o estado da arte. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 333–360, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos