Perguntas de leitura: uma abordagem na perspectiva da interação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p145

Palavras-chave:

Leitura, Concepções de leitura, Perguntas de leitura.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma proposta de trabalho com perguntas de leitura com base na perspectiva interacionista de leitura para alunos do Ensino Médio a fim de verificar se essas perguntas propiciam a interação leitor-texto-autor. Para tanto, apresentamos brevemente as diferentes concepções de leitura, suas características e críticas e uma reflexão acerca das perguntas de leitura como um recurso para avaliação e trabalho em sala de aula. Em seguida, descrevemos o procedimento metodológico de elaboração, sequenciação e aplicação de lista de perguntas a trinta e três alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola privada de Paranavaí no Paraná. Por fim, analisamos as respostas dadas por uma amostragem de cinco alunos para algumas perguntas do questionário aplicado. Os resultados obtidos na análise evidenciam que as perguntas presentes no questionário possibilitam o movimento de interação leitor-texto-autor, sendo que nas perguntas de resposta textual as respostas dos alunos podem variar, dependendo da interação texto-leitor; nas perguntas de resposta inferencial, notou-se que há maior dificuldade em inferir sentidos, o que torna as perguntas mais complexas e que o dado novo na resposta provém da interação das informações do texto com o conhecimento prévio do aluno (inferência); nas perguntas de resposta interpretativa, verificou-se que, embora demandem respostas mais subjetivas, ainda assim há exigência de que o aluno tenha compreendido o texto para que possa associá-lo com outros fatos/eventos da vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Cristina Ferreira Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Rafael Petermann, Instituto Federal do Paraná - IFPR. Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, campus Paranavaí.

Referências

BRASIL. Ministérios da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília, 1998.

CORACINI, Maria José. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, Maria José (Org.) O jogo discursivo na aula de leitura. Campinas: Pontes, 2010.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

GERALDI, João Wanderley Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2013ª.

KLEIMAN, Angela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013b.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

MAGALHÃES, Amarildo Pinheiro et. al. Análise do discurso: uma ferramenta possível para o desenvolvimento da leitura escolar. In: CHAGURI, Jonathas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Perspectivas educacionais e ensino de línguas. Londrina: Eduel, 2014. p. 89-108.

MENEGASSI, Renilson José; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, Renilson José. (Org.) Leitura e ensino: formação de professores – EAD. Maringá: Eduem, 2010. v.19. p. 15-40.

MENEGASSI, Renilson José. Avaliação de leitura: construção e ordenação de perguntas. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. Anais ... Campinas: ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/. Acesso em: 24 ago. 2014.

MENEGASSI, Renilson José. Avaliação de leitura. In: MENEGASSI, Renilson José (Org.). Leitura e ensino: formação de professores – EAD. Maringá: Eduem, 2010a. v.19. p. 87–106.

MENEGASSI, Renilson José. Perguntas de leitura. In MENEGASSI, Renilson José (Org.). Leitura e ensino: formação de professores – EAD. Maringá: Eduem, 2010b. v.19. p. 167–189.

MOITA LOPES, Luis Paulo. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba, 2008. p. 50–62. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TELLES, Lygia Fagundes. Venha ver o pôr-do-sol. In: TELLES, Lygia Fagundes. Antes do baile verde. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

DI RAIMO, L. C. F.; PETERMANN, R. Perguntas de leitura: uma abordagem na perspectiva da interação. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 145–169, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/21195. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.