Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p229

Palavras-chave:

English language teaching/learning, Beliefs, Teacher

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada para a Prática como Componente Curricular do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí – GO. Neste estudo, procurou-se analisar as crenças de uma professora de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma. O aparato teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: um questionário e observação de aulas. Os resultados sugerem a crença da participante de que a gramática não seja a parte mais importante no ensino de inglês, que o lúdico e a pronúncia devem estar sempre presentes e que é possível aprender esta língua na escola pública. 

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Biografia do Autor

Tatiana Diello Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Lingüística Aplicada (UFMG) e graduanda em Letras (Inglês – UFG).

Vitalino Garcia Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO) e graduando em Letras (Inglês – UFG).

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Lingüística Aplicada (UFG).

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Publicado

15-06-2014

Como Citar

BORGES, T. D.; OLIVEIRA, V. G.; LAGO, N. A. do. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 229–246, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18540. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos