Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p229

Palavras-chave:

English language teaching/learning, Beliefs, Teacher

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada para a Prática como Componente Curricular do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí – GO. Neste estudo, procurou-se analisar as crenças de uma professora de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma. O aparato teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: um questionário e observação de aulas. Os resultados sugerem a crença da participante de que a gramática não seja a parte mais importante no ensino de inglês, que o lúdico e a pronúncia devem estar sempre presentes e que é possível aprender esta língua na escola pública. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Diello Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Lingüística Aplicada (UFMG) e graduanda em Letras (Inglês – UFG).

Vitalino Garcia Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO) e graduando em Letras (Inglês – UFG).

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Lingüística Aplicada (UFG).

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estudo da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123- 156, 2004.

BLATYTA, D. F. Mudança de habitus e teorias implícitas - uma relação dialógica no processo de educação continuada de professores. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999. p. 63-81.

BORGES. T. D. Crenças de duas professoras de inglês em pré-serviço a respeito de falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

COELHO, H. S. H. É possível aprender inglês em escolas públicas? Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

FÉLIX, A. As Crenças do professor sobre o melhor aprender de uma língua estrangeira na escola. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

FELIX, A. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999. p. 93-110.

FINARDI, K. Teachers’use of and beliefs on ludic language in the foreign language class. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

FREEMAN, D.; JOHNSON, K. Reconceptualizing the knowledge-base of language teacher education. TESOL Quarterly, v. 32, n. 3, p. 397-417, 1998.

GARCIA, C. R. P. As culturas de aprender uma língua estrangeira (inglês) em sala de aula que se propõe interdisciplinar. 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

GIMENEZ, T. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practicing EFL teachers in Brazil. 1994. Tese (Doutorado) - Lancaster University, Lancaster, 1994.

GIMENEZ, T. N.; PERIN, J. O. R.; SOUZA, M. M. Ensino de inglês em escolas públicas: o que pensam pais, alunos e profissionais da educação. SIGNUM: Estudos Lingüísticos, n. 6, v.1, p. 167-182, 2003.

LEFFA, V. J. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n.17, p. 57- 65, 1991.

MATEUS, E. F.; GIMENEZ, T. N.; ORTENZI, D. I. B. G.; REIS, S. A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 2, n. 1, p. 43-59, 2002.

MIRANDA, M. M. F. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês) no discurso de professores e alunos de escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.

NUNAN, D. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

OLIVEIRA, E. C. Ensino de inglês nas escolas de ciclo: a realidade prática de professores iniciantes. In: SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 4, 2002, Goiânia. Anais... Goiania: UFG, 2002. p. 13-33, 2002.

PAIVA, V. L. O. A identidade do professor de inglês. APLIENGE Ensino e Pesquisa. Revista da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais, p. 9-16, 1997.

PAJARES, F. M. Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v.62, n. 3, p. 307-332, 1992.

PERIN, J. O. R. Ensino/aprendizagem de língua inglesa em escola pública: um estudo etnográfico. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.

SILVA, I. M. Percepções do que seja ser um bom professor de inglês para formandos de Letras: Um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

SILVA, L. O. Crenças sobre aprendizagem de língua estrangeira de alunos formandos de Letras: um estudo comparativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

SOUZA, M. M. Percepções sobre o ensino de língua inglesa numa escola pública no norte do Paraná. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Tentativas de construção de uma prática renovada: a formação em serviço em questão. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999. p. 29- 50.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

BORGES, Tatiana Diello; OLIVEIRA, Vitalino Garcia; LAGO, Neuda Alves do. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 229–246, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18540. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos