Uma reflexão sobre a constituição da prática sócio-discursiva na atribuição de nomes aos motéis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p107Palavras-chave:
Discurso, Sociedade, CulturaResumo
Este trabalho objetiva mostrar que os nomes atribuídos a motéis, mais do que identificá-los, revela uma visão cultural de práticas sociais que envolvem os sujeitos historicamente situados. Para isso, ter-se-á como corpus de dados alguns nomes de motéis restritos a uma cidade, valendo-se deles para a realização de um estudo a partir da análise de discurso francesa, mais especificamente, dos conceitos de interdiscurso, memória e efeito de sentido. Também, far-se-á acompanhar as reflexões os estudos de Berger (1986), para quem “as estruturas da sociedade tornam-se as estruturas de nossa própria consciência”, assim como a noção de cultura, pois, “Se o homem é, como é de fato, um animal simbólico, segue daí que [ele] vive em um contexto relativo de valores, crenças, concepções e, enfim, de simbolizações que constituem a sua cultura”. (SARTORI, 2001, p. 26), e que, por fim, o constitui.
Downloads
Referências
BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. 25. ed. Trad. Donaldson M. Garschagen. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
CHEVALIER, Jean e GHERRBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HILL,Telenia. Homem, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Lucena, 2006.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro,: Jorge Zahar, 2006.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos.3. ed. São Paulo: Pontes, 2003.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 5. ed. São Paulo: Ed. Unicamp, 2002.
SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Trad. Antonio Angonese. São Paulo: EDUSC, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.