Gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de abordagem pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p167

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Ensino, Educação básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma proposta de ensino de produção textual escrita com foco em gêneros do discurso. Essa proposta compreende a execução de oficinas de produção textual ministradas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), integrantes do subprojeto de Letras – Campus de Cerro Largo, para alunos do ensino fundamental de escolas públicas da rede estadual. As oficinas foram organizadas com base em eixo temático e enfocaram três momentos distintos: i) conhecimento prévio do aluno sobre o gênero; ii) leitura e análise textual-discursiva do gênero e; por fim, iii) produção textual mediada por bilhetes orientadores (RUIZ, 2010). Os resultados sinalizam que o conhecimento situado do professor, o conhecimento da situação comunicativa do gênero a ser produzido, bem como o diálogo produtivo estabelecido entre professor e aluno, por meio do bilhete orientador, garantem um processo de ensino- aprendizagem mais eficaz, já que todas as produções dos alunos apresentaram avanços significativos em suas novas versões.

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Biografia do Autor

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora Adjunto I na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenadora do sub-projeto de Letras no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES)

Cleiton Silva Reisdorfer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmico do Curso de Letras na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Francieli Heineck, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmico do Curso de Letras na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

PINTON, F. M.; REISDORFER, C. S.; HEINECK, F. Gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de abordagem pedagógica. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 167–185, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16090. Acesso em: 27 abr. 2024.

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