A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p33

Palavras-chave:

Lei 11.645/08, Livro didático, Ensino de língua portuguesa,

Resumo

Lei 11.645/2008 altera a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas do currículo da educação básica, que inclui o ensino fundamental e médio. Consequentemente, essa temática aparece também no livro didático, uma vez que ele é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, com o presente estudo, buscamos investigar se essa Lei está sendo abordada e como isso está ocorrendo nos livros didáticos de português. Nosso corpus de análise é constituído por três livros didáticos de português, destinados ao 6º ano do ensino fundamental, dois deles publicados em 2009, após a Lei entrar em vigor, e um deles em 2002, no período que precede tanto a Lei 10.639/2003 quanto a Lei 11.645/2008. Como suporte metodológico, utilizamos o método quantitativo, para verificar a presença de textos cuja temática determinada pela Lei seja contemplada. Em seguida, o método qualitativo nos auxiliou, para examinar os textos em relação à origem e às formas de abordagem da temática em questão, a partir, sobretudo, do apoio teórico de Santomé (2009) e de Marcuschi (2005). Dessa forma, constatamos que os textos presentes nos livros didáticos analisados abordam superficial e minimamente a história e a cultura dos afrodescendentes e indígenas.

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Biografia do Autor

Raquel da Silva Goularte, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Karoline Rodrigues de Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

GOULARTE, Raquel da Silva; MELO, Karoline Rodrigues de. A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 33–54, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p33. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16035. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos