A produção de material didático e o uso do fórum em AVA para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p62Palavras-chave:
Material Didático.Fórum de Discussões, Formação de professores.Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência de planejamento, elaboração, aplicação e feed back do material didático produzido especialmente para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), do curso de Letras Espanhol a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, tratamos sobre a importância do fórum de discussões como meio de interação para refletir sobre os textos teóricos selecionados e a relação com a prática docente. Para tanto utilizamos os estudos de teóricos como Bakhtin (2010), Vilaça, (2009), Rozenfeld, Gabrielli e Soto (2009), Ramos e Medeiros (2009), Fiscarelli (2007), Fleming (2004), entre outros. Com relação à elaboração da disciplina e do material didático, foram selecionados textos de acordo com nossas experiências e vivências de professoras e alunas, a ferramenta utilizada para interação foi o fórum, ao final do semestre foi disponibilizado no moodle uma pesquisa para que os alunos pudessem opinar sobre a organização da disciplina, sobre o material utilizado e a utilização da ferramenta fórum como meio de interação entre os alunos, professores e tutores a distância. A participação massiva dos alunos demonstrou que os temas abordados e a ferramenta fórum atenderam de forma eficaz às necessidades dos alunos, que recebem sua formação a distancia para desenvolver sua prática docente de maneira presencial.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail; VOLÓSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
BRISOLARA, Luciene B.; CORTES, João L.R.P. O Uso da Ludicidade para o Desenvolvimento da Conversação em Espanhol como Língua Estrangeira 1. Revista Didática Sistêmica,2005. FURG. ISSN 1809-3108. Disponível em: http://repositorio.furg.br:8080/jspui/handle/1/572. Acesso em: 07 jul. 2013.
FLEMING, Diva. Desenvolvimento de Material Didático para Educação a Distância no contexto da Educação Matemática. São Paulo, 2004. Disponível em:< www.abed.org.br>Acesso em: 06 jul. 2013
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material Didático e Prática Docente. Revista Ibero-americano em Educação, 2007. v. 2, n. 1 Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 02 jul. 2013.
HURTADO DEL HOYO, Tonibel. Duelo de Titanes: Oralidad frente a Escritura. Revista: La Bocina del Apóstol, 2003. Disponível em: http://www.santiagoapostol.net/revista03/editorial.html. Acesso em: 07 jul. 2013
GONZÁLEZ, Salomé Torres. Los Diccionarios en el aula de Español como Lengua Estranjera. In: MONTESA PEYDRÓ, Salvador; GOMÍS BLANCO,Pedro. (dir. ). Tendencias actuales en la enseñanza del español como lengua extranjera I: actas del quinto Congreso Internacional de ASELE. Madrid: ASELE, 1996. p. 165-172 Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=3878. Acesso em: 07 jul. 2013
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LÓPEZ, Blanca; HINOJOSA, Eduardo. Evaluación del Aprendizaje: Alternativas y Nuevos Desarrollos. México: Trillas, 2001.Disponível em: http://www.educarchile.cl/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=123. Acesso em: 13 jul. 2013.
RAMOS, Wilsa Maria; MEDEIROS Larissa. A Universidade Aberta do Brasil: desafios da construção do ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. In: SOUZA, A. M.; FIORENTINI, L. M. S; Rodrigues, M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães. O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Uma Discussão Sócio-Política e Educacional. Revista Letra Magna: Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, ano 4 n. 7, lul./dez. 2007.
RODRIGUEZ, Rosa Isabel; LUCA DE TENA, Carmen. Factores Responsables de la Indisciplina y Propuestas de Actuación. Disponível em: . Acesso em: http://www.educadormarista.com/articulos/Factores_responsables_de_la_indi sciplina.htm. 06 jul. 2013
ROSENFELD, C.C. F; GABRIELLI, K.S; SOTO,U. O Fórum Educacional em Cursos Virtuais de LE como Ferramenta de Interação: uma análise crítica de duas experiências. III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO. Belo Horizonte, MG–2009 Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum%20-ducacional.pdf. Acesso em: 12 jul. 2013
SCORSOLINI- COMIN, Fabio. INOCENTE, Davi Forli. MATIAS,Alberto Borges. Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática, v. 19, n.32, p.173-189, jan./jun.-2009.
VILAÇA, Marcio Luiz Correa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n.30, Jul./Set. 2009. Disponívelem: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2796. Acesso em: 12 jul./2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.