A produção de material didático e o uso do fórum em AVA para a formação de professores

Autores

  • Ana Nelcinda Garcia Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Angela Luzia Garay Flain Universidade Federal de Santa Maria -UFSM Universidade de Santa Cruz-UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p62

Palavras-chave:

Material Didático.Fórum de Discussões, Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência de planejamento, elaboração, aplicação e feed back do material didático produzido especialmente para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), do curso de Letras Espanhol a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, tratamos sobre a importância do fórum de discussões como meio de interação para refletir sobre os textos teóricos selecionados e a relação com a prática docente. Para tanto utilizamos os estudos de teóricos como Bakhtin (2010), Vilaça, (2009), Rozenfeld, Gabrielli e Soto (2009), Ramos e Medeiros (2009), Fiscarelli (2007), Fleming (2004), entre outros.  Com relação à elaboração da disciplina e do material didático, foram selecionados textos de acordo com nossas experiências e vivências de professoras e alunas, a ferramenta utilizada para interação foi o fórum, ao final do semestre foi disponibilizado no moodle uma pesquisa para que os alunos pudessem opinar sobre a organização da disciplina, sobre o material utilizado e a utilização da ferramenta fórum como meio de interação entre os alunos, professores e tutores a distância. A participação massiva dos alunos demonstrou que os temas abordados e a ferramenta fórum atenderam de forma eficaz às necessidades dos alunos, que recebem sua formação a distancia para desenvolver sua prática docente de maneira presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Nelcinda Garcia Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda  em Letras da UFSM. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (ufsm) e Universidade Aberta DoBrasil (UAB).

 

Angela Luzia Garay Flain, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM Universidade de Santa Cruz-UNISC

Professora Mestre do Curso de Letras Espanhol a distância da UFSM /UAB (Universidade Aberta do Brasil) e professora dos cursos de Letras Espanhol e Secretariado da Universidade de Santa Cruz- UNISC.

Referências

AMARAL Eduardo Roque; MAZZARO, Daniel. Repercussões da Lei nº 11.161/2005: reflexões sobre o ensino de espanhol no Brasil. LL Língua e Literatura, v. 2, n. 2, 2007.

BAKHTIN, Mikhail; VOLÓSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.


BRISOLARA, Luciene B.; CORTES, João L.R.P. O Uso da Ludicidade para o Desenvolvimento da Conversação em Espanhol como Língua Estrangeira 1. Revista Didática Sistêmica,2005. FURG. ISSN 1809-3108. Disponível em: http://repositorio.furg.br:8080/jspui/handle/1/572. Acesso em: 07 jul. 2013.

FLEMING, Diva. Desenvolvimento de Material Didático para Educação a Distância no contexto da Educação Matemática. São Paulo, 2004. Disponível em:< www.abed.org.br>Acesso em: 06 jul. 2013

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material Didático e Prática Docente. Revista Ibero-americano em Educação, 2007. v. 2, n. 1 Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 02 jul. 2013.

HURTADO DEL HOYO, Tonibel. Duelo de Titanes: Oralidad frente a Escritura. Revista: La Bocina del Apóstol, 2003. Disponível em: http://www.santiagoapostol.net/revista03/editorial.html. Acesso em: 07 jul. 2013

GONZÁLEZ, Salomé Torres. Los Diccionarios en el aula de Español como Lengua Estranjera. In: MONTESA PEYDRÓ, Salvador; GOMÍS BLANCO,Pedro. (dir. ). Tendencias actuales en la enseñanza del español como lengua extranjera I: actas del quinto Congreso Internacional de ASELE. Madrid: ASELE, 1996. p. 165-172 Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=3878. Acesso em: 07 jul. 2013

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LÓPEZ, Blanca; HINOJOSA, Eduardo. Evaluación del Aprendizaje: Alternativas y Nuevos Desarrollos. México: Trillas, 2001.Disponível em: http://www.educarchile.cl/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=123. Acesso em: 13 jul. 2013.

RAMOS, Wilsa Maria; MEDEIROS Larissa. A Universidade Aberta do Brasil: desafios da construção do ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. In: SOUZA, A. M.; FIORENTINI, L. M. S; Rodrigues, M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães. O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Uma Discussão Sócio-Política e Educacional. Revista Letra Magna: Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, ano 4 n. 7, lul./dez. 2007.

RODRIGUEZ, Rosa Isabel; LUCA DE TENA, Carmen. Factores Responsables de la Indisciplina y Propuestas de Actuación. Disponível em: . Acesso em: http://www.educadormarista.com/articulos/Factores_responsables_de_la_indi sciplina.htm. 06 jul. 2013

ROSENFELD, C.C. F; GABRIELLI, K.S; SOTO,U. O Fórum Educacional em Cursos Virtuais de LE como Ferramenta de Interação: uma análise crítica de duas experiências. III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO. Belo Horizonte, MG–2009 Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum%20-ducacional.pdf. Acesso em: 12 jul. 2013

SCORSOLINI- COMIN, Fabio. INOCENTE, Davi Forli. MATIAS,Alberto Borges. Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática, v. 19, n.32, p.173-189, jan./jun.-2009.

VILAÇA, Marcio Luiz Correa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n.30, Jul./Set. 2009. Disponívelem: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2796. Acesso em: 12 jul./2013.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

GARCIA VIEIRA, Ana Nelcinda; GARAY FLAIN, Angela Luzia. A produção de material didático e o uso do fórum em AVA para a formação de professores. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 62–78, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15928. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos