O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p214

Palavras-chave:

Crônicas, Direitos Humanos e literatura, Ensino de Literatura, Leitores Efetivos.

Resumo

O presente artigo objetiva, por meio de ponderações no âmbito do ensino de literatura, discutir a aplicabilidade das crônicas nas aulas de língua estrangeira (LE), percebendo suas particularidades e ressaltando as possibilidades de seu emprego para a construção do conhecimento. Para isso, efetuamos reflexões acerca do ensino de literatura em sala de aula, destacando considerações acerca da literatura enquanto direito fundamental do ser humano, ademais de explanar e arrazoar as especificidades das crônicas e suas contribuições para o ensino de língua e literatura estrangeiras. As considerações a que se chegaram são de que, a partir do uso das crônicas nas aulas de LE, podemos colaborar para que, paulatinamente, o ensino de língua estrangeira torne-se expressivo para os estudantes, bem como contribuir para que o interesse pela leitura seja despertado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrieli Borges Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO. 

Tadinei Daniel Jacumasso, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Referências

ABREU, Marcia. Cultura letrada: leitura e literatura. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura: vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

GARCÍA, María Dolores Albaladejo. Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. Revista Didáctica ELE, n. 05, 2007.

LUFT, Celso Pedro; BARBOSA, Francisco de Assis; PEREIRA, Manuel da Cunha (Colab.). Minidicionário. 20. ed. São Paulo: Ática, 2000.

MELLO, Cláudio José de Almeida. Do incentivo à leitura: teoria da literatura, metodologia do ensino e a formação do leitor em questão. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Letras, linguística e suas interfaces. n. 40, p. 177-190, 2010.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

RIBAS, Maria Cristina Cardoso; DOMÁS, Milena Salles Marques; PESSANHA, Ketiley da Silva. A crônica em sala de aula: trabalhando com um gênero menorENORMEnormenor…. SOLETRAS, São Gonçalo, RJ, ano 9X, n. 18, p. 7-2, 2009

Downloads

Publicado

09-09-2013

Como Citar

SANTOS, Gabrieli Borges; JACUMASSO, Tadinei Daniel. O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 214–230, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14620. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos