O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p214

Palavras-chave:

Crônicas, Direitos Humanos e literatura, Ensino de Literatura, Leitores Efetivos.

Resumo

O presente artigo objetiva, por meio de ponderações no âmbito do ensino de literatura, discutir a aplicabilidade das crônicas nas aulas de língua estrangeira (LE), percebendo suas particularidades e ressaltando as possibilidades de seu emprego para a construção do conhecimento. Para isso, efetuamos reflexões acerca do ensino de literatura em sala de aula, destacando considerações acerca da literatura enquanto direito fundamental do ser humano, ademais de explanar e arrazoar as especificidades das crônicas e suas contribuições para o ensino de língua e literatura estrangeiras. As considerações a que se chegaram são de que, a partir do uso das crônicas nas aulas de LE, podemos colaborar para que, paulatinamente, o ensino de língua estrangeira torne-se expressivo para os estudantes, bem como contribuir para que o interesse pela leitura seja despertado.

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Biografia do Autor

Gabrieli Borges Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO. 

Tadinei Daniel Jacumasso, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

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Publicado

09-09-2013

Como Citar

SANTOS, Gabrieli Borges; JACUMASSO, Tadinei Daniel. O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 214–230, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14620. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos