Língua e linguagem como organizadoras do pensamento em Saussure e Benveniste
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p80Palavras-chave:
Língua, Linguagem, Saussure, BenvenisteResumo
Neste ensaio, procuramos avaliar se o desenvolvimento do pensamento benvenisteano ao longo — principalmente ao final — do artigo Categorias do pensamento e categorias da língua (1958) e no texto Semiologia da língua (1969) permite repensarmos o lugar ocupado pela língua no papel de intermediário entre o pensamento e sua expressão tal como essa relação é postulada por Saussure no Curso de linguística geral. Para tanto, propusemos o seguinte trajeto: partimos dos conceitos de língua e linguagem em Saussure e em Benveniste e, a seguir, analisamos o emprego desses termos nos textos já citados. As análises nos levam a crer que é possível considerarmos que, além da língua, a linguagem — e suas manifestações como a música e as artes plásticas, por exemplo — podem desempenhar o papel intermediário entre pensamento e expressão.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Émile. Catégories de pensée e catégories de langue. In: BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale. Paris : Gallimard, 1966. p. 63-74.
BENVENISTE, Émile. Semiologia da língua. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral II. Campinas: Pontes, 2006. p. 43-67.
FLORES, Valdir; BARBISAN, Leci; FINATTO, Maria José Bocorny; TEIXEIRA, Marlene. Dicionário de Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
LAPLANTINE, Chloé. Émile Benveniste, l’inconsciente et le poème. Limoges: Lambert-Lucas, 2011.
MESCHONNIC, Henri. Benveniste: sémantique san sémiotique. In: NORMAND, Claudine; ARRIVÉ, Michel. (org.) Èmile Benveniste Vingt ans après, 1995, Nanterre. Actes du Colloque de Cerisy la Salle. Nanterre: CRL - Université Paris, 1997. 421 p.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.