Representações do papel social docente em textos acadêmicos de professores em formação: um estudo baseado em corpora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p36

Palavras-chave:

Representação, Professor em formação inicial, Teoria Holística da Atividade

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as representações sobre o profissional professor em textos acadêmicos de Letras, produzidos por professores em formação inicial. Para tanto, baseou-se em autores como Richter (2006, 2008, 2011), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Ticks (2005), Grigoleto (2005), Celani e Magalhães (2002), entre outros. Os pressupostos teóricos, desse estudo, apresentam conceitos de representação social e focalizam a presença da modalidade deôntica nos textos dos professores em formação inicial à luz dos recursos metodológicos da Linguística de Corpus. Inicialmente, formou-se um banco de dados com 381 arquivos de textos acadêmicos de Letras (trabalhos finais de graduação e monografias de especialização lato sensu), selecionou-se o nódulo professor acompanhado dos verbos deônticos dever e poder. Em seguida, aplicaram-se os recursos computacionais do programa WordSmith Tools 6.0 para formação da wordlist e das concord lines. A partir das linhas de concordância, selecionaram-se os excertos que seriam analisados. Os resultados apontaram para um discurso normatizador, voltado para a práxis docente, além de demonstrar um profissional em busca de estratégias didáticas adequadas aos conceitos adquiridos na universidade que possibilitem a aquisição, a aprendizagem e o conhecimento linguístico para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Callegaro Corrêa Kader, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Maria-RS. 

Referências

BERBER SARDINHA, Tony. A análise multidimensional. In: Delta. São Paulo: EDUC, 2000. v.16. n.1. p. 99-127.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

CASTRO, Solange Ricardo. Representações de alunos de inglês de um curso de letras. The ESPecialist, v. 25, N. Esp., p.39-57, 2004.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras – ocupação ou profissão. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras – construíndo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 21-40.

CELANI, Maria Antonieta Alba; MAGALHÃES, Maria Célia. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, Luis Paulo; BASTOS, Liliana Cabral (Org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002, p.319-37.

ELLIS, Rod. La adquisición de segunda lenguas em um contexto de enseñanza: análisis de lãs investigaciones existentes. Auckland Uniservices Limited, 2002.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discouse: textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.

GRIGOLETTO, Marisa. Ideologia e processos identitários: o simbólico em questão. In: FREIRE, Maximina; VIEIRA ABRAÃO, Maria Helena; BARCELOS, Ana Maria Ferreira (Org.). Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores, 2005. p. 53-63.

GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra. (orgs). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

HALL, Stuart. Notes on deconstructing the popular. In: People's History and Socialist Theory. London: Routledge, 1981.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p.103-133.

LUHMANN, Nicklas. Sociologia do direito II. Rio de Janeiro: Edições tempo brasileiro, 1985.

MORENO, Jakob. Levy. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1993.

MOTTA, Vaima Alves. Noticing e consciousness-raising na aquisição da escrita em língua materna. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

MOTTA, Vaima Alves; ALBUQUERQUE, Rosaura (Org.) Linguagem e interação: o ensino em pauta. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. 224p.

RICHTER, Marcos Gustavo; GARCIA, Jaci Rene Costa. A profissionalização do professor: condição necessária para uma prática respeitável. In: Linguagens & Cidadania, Ano 8 Nº1, 2006. Disponível em: WWW.ufsm.br/linguagem_e_cidadania

RICHTER, Marcos Gustavo; GARCIA, Jaci Rene Costa. Aquisição, representação e atividade. Santa Maria: Cogitare, 2008.

RICHTER, Marcos Gustavo; GARCIA, Jaci Rene Costa. Profissionalização docente segundo a teoria holística da atividade: estudo empregando software de mapeamento semântico. In: ALBUQUERQUE, ROSAURA; MOTTA, Vaima Alves. (Org.) Linguagem e interação: o ensino em pauta. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. 224p.

TICKS, Luciane Kirchhof. A identificação desvelada na análise do discurso de professores em formação inicial. Linguagens & Cidadania, n. 13, jan./jul 2005. Disponível em: www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania

VEREZA, Solange Coelho. Quem fala por mim? identidade na produção discursiva em língua estrangeira. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L.C. (Org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p. 351-361.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

KADER, Carla Callegaro Corrêa; RICHTER, Marcos Gustavo. Representações do papel social docente em textos acadêmicos de professores em formação: um estudo baseado em corpora. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 36–52, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14369. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos