Uma análise crítica sobre a questão de estruturação familiar representada em um artigo da revista Crescer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p273

Palavras-chave:

Estruturação da família, Parentalidade, Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional, Leitura.

Resumo

Este trabalho examina a construção de sentidos de um artigo publicado na revista Crescer, uma publicação voltada para mães e pais com filhos de 0 a 8 anos de idade. O artigo propõe uma análise dos elementos textuais e discursivos baseados em Fairclough (2003), Christie e Unsworth (2000) e Heberle (2004) da linha de Análise Crítica do Discurso, e Davies (1995) dos estudos de Leitura. A análise parte do conceito de cadeias de gêneros constituída por revista, artigo, entrevista, diálogo e desenvolve a análise do discurso considerando as três dimensões do discurso: Campo, Relações e Modo (HALLIDAY, 1994). A forma como o artigo da revista é visto dentro de uma cadeia de gêneros parece resultar em um texto final que afeta positivamente a receptividade do texto pelo leitor. Por outro lado, a análise das dimensões contextuais do discurso mostra que a ideia central do texto, a divisão de tarefas por casais modernos, não é tratado levando em conta a sua complexidade, resultando em uma análise simplista do tema.

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Biografia do Autor

Andreana Marchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudia Marchese Winfield, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Inglês e Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Referências

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Publicado

17-09-2013

Como Citar

MARCHI, Andreana; MARCHESE WINFIELD, Claudia. Uma análise crítica sobre a questão de estruturação familiar representada em um artigo da revista Crescer. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 273–290, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p273. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14242. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos