Clubes de leitura on-line: notas sobre as experiências de duas professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p667

Palavras-chave:

Clubes de leitura, Ciberfeminismo, Mobilização de saberes, On-line

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a experiência de duas professoras praticantes culturais no clube de Leitura da Manu, organizado e idealizado por Manuela D’Ávila, no primeiro semestre de 2023. A partir da vivência com os fenômenos que emergem da cibercultura, as autoras do estudo buscaram compreender as práticas cotidianas vivenciando situações de aprendizagem a partir da participação no coletivo de leitura de livros escritos e protagonizados por mulheres. Articulamos a experiência vivenciada junto ao clube aos estudos sobre ciberfeminismo. Pautamo-nos, metodologicamente, nos estudos da pesquisa-formação na cibercultura, ancorados na epistemologia multirreferencial, cibercultural e dos cotidianos. Nossa investigação traz apontamentos diante do vivenciado, tais quais a aprendizagem em rede na relação cidadeciberespaço, a construção e mobilização de saberes para além da educação formal e o fortalecimento de redes de reexistência através da partilha.

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Biografia do Autor

Raquel Silva Barros, Colégio Pedro II

Pós-doutora em Educação pelo PPGEDU (UFRRJ). Doutora em Educação (2020) pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Mestre em Educação (2014) pela FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) e Especialista em Educação com Aplicação da Informática (2012) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Licenciada em Pedagogia (2022) pela UNESA (Universidade Estácio de Sá) e Letras (2008) pela UCB (Universidade Castelo Branco). Atua como coordenadora em cursos de Extensão pelo Cecierj, docente de Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Informática Educativa no Colégio Pedro II. É integrante dos Grupo GPDOC (Grupo de Pesquisa Docência em Cibercultura) liderado pela Professora Edméa Oliveira Santos.

Edméa Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

BARROS, Raquel Silva; SANTOS, Edméa Oliveira. Clubes de leitura on-line: notas sobre as experiências de duas professoras. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 667–687, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p667. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50334. Acesso em: 21 nov. 2024.