Formação inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p336

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estratégias didáticas, Formação inicial de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as estratégias didático-pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores e identificar se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um curso de Pedagogia de um Instituto Superior de Ensino. Pelas características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados obtidos indicam as estratégias que os estudantes preferem; a relação existente entre estratégia e aprendizagem; que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares, mas há evidências de que os futuros professores, espontaneamente, estabelecem relações não sistematizadas com os conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Estratégias didáticas. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Estela Lacerda Ferreira, Instituto Singularidades, São Paulo

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Singularidade.

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta, Lisboa - Portugal

Doutorado em Educação UNESP -BRASIL, Pós-Doutorado pela UNICAMP e a UNED, segundo Doutorado pela UNED de Madrid, Professora Auxiliar DEED da Universidade Aberta de Portugal.

Referências

AMADOR, Fernanda Spanier. Transdisciplinarizar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci. (org.). Pesquisar na diferença, um abecedário. Porto Alegre: Sulina,2015.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC:UNIVILLE, 2009.

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

ECHEVERRÍA, Javier. A escola contínua e o trabalho no espaço-tempo eletrônico. In: JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. (org.). Pensando no futuro da educação – uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004.

FAZENDA, Ivani. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2013.

LEITE, Alexandre César Cunha et al. Interdisciplinaridade, práticas curriculares e formação do docente interdisciplinar. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; FERREIRA, Nali Rosa Silva. (org.). Formação de docentes interdisciplinares. Curitiba: CVR, 2013.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LENOIR, Yves; HASNI, Abdelkrim. Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental e Médio: questões e perspectivas. Educação Criativa, v. 7, n. 16, 2016.

MANGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara; FOUREZ, Gérard. Abordagens didácticas da interdisciplinaridade. Instituto Piaget. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2002.

PAVIANI, Jayme. Pedagogia Interdisciplinar. In: PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade – conceitos e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014.

ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de Ensino: o saber e o agir do professor. Portugal: Fundação Manuel Leão, V.N. Gaia, 2009.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Campinas: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZABALA, Antoni. A prática educativa – Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FERREIRA, Maria Estela Lacerda; VIEIRA BARROS, Daniela Melaré. Formação inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 336–352, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42586. Acesso em: 24 nov. 2024.